scorecardresearch ghost pixel



O que faz um engenheiro de produção?

A profissão tem uma das melhores médias salariais do Brasil.



Engenheiro de Produção é o profissional encarregado de assegurar a eficiência dos processos de produção.

Além disso, também é de responsabilidade do profissional manter baixos os custos de produção da empresa em que trabalha.

Atuação

Sendo assim, os profissionais podem trabalhar no gerenciamento das finanças de uma empresa. Assim como seus custos, e aplicação.

O engenheiro de produção também pode atuar no progresso organizacional da empresa. Dessa forma, verificando e definindo a estrutura da instituição. Além disso, o profissional pode trabalhar tanto com agroindústria, como também na Engenharia de Trabalho.

Na agroindústria, ele será encarregado pelo gerenciamento de toda produção voltada ao agronegócio, assim como sua comercialização.

Já no ramo de Engenharia do Trabalho, ele vai atuar na administração dos recursos humanos do trabalho. Desta forma, avaliando prazos, custos e condições de produção.

No exercício de seu trabalho, o profissional também pode tentar prever falhas em potencial, para conseguir achar uma solução antes do problema de fato acontecer. Para isso, ele realiza simulações dentro da produção.

Como visto, o profissional é multifacetado, ou seja, sua área de trabalho é extensa. Sendo assim, também são grandes suas possibilidades de atuação dentro do mercado.

Podemos encontrar engenheiros de produção em diversas áreas, como na economia, setor siderúrgico, petrolífero, de alimentos, e em gestão de pessoas.

Porém, é muito comum encontrarmos estes profissionais em indústrias de fabricação e de manufatura.

Quem pode ser um engenheiro de produção?

Para se tornar um engenheiro de produção é preciso realizar o curso superior de Engenharia de Produção. Em média, o curso tem duração de cinco anos, e o aluno terá uma gama diversa de disciplinas, como Ciências da Computação, Economia e Gestão de Pessoas.

O curso pode sem encontrado em várias instituições do país, sendo elas públicas ou privadas.

Lembrando que, nas faculdades particulares ainda existe opções de bolsas, como o ProUni, e também financiamento federal, o Fies.

Independente da instituição, o curso precisa ser regulamentado pelo Ministério de Educação.

Além da formação, em muitas empresas será cobrado também o registro no Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Crea).

Quanto ganha um engenheiro de produção

Como dito, a profissão tem uma enorme gama de possibilidades de exercício. Logo, a sua remuneração também é variada.

No entanto, a média salarial de um engenheiro de produção é de R$ 4.000,00, colocando a profissão entre uma das mais bem pagas.

Segundo legislação, o vencimento do profissional está ligado ao número de horas exercitas pelo mesmo. Sendo assim, em média, as remunerações são de:

  • 6h de trabalho: 6 salários mínimos;
  • 7h de trabalho: 7,25 salários mínimos;
  • 8h de trabalho: 8,5 salários mínimos.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Notícias relacionadas

Deixe um comentário