O psicanalista é o profissional que identifica e busca a solução para transtornos psíquicos e mentais a partir de uma investigação do inconsciente, seguindo a linha teórica da Psicanálise.
A psicanálise, também conhecida como “teoria da alma” (psique), é um método de terapia que surgiu no século XIX, a partir das investigações do médico neurologista Sigmund Freud. Os estudos tinham como objetivo compreender o ser humano, seu “eu” interior e questionamentos internos, para então poder lidar com os problemas do exterior.
A psicanálise não é utilizada somente para superar problemas como traumas, ansiedade, transtornos e fobias, mas também para o autoconhecimento e controle emocional, tendo como objetivo o bem estar do paciente.
A principal ferramenta utilizada por um psicanalista durante a terapia é o diálogo. Assim, ele irá fazer sua interpretação, orientar o paciente em sua análise e oferecer soluções, em busca da melhora física e mental do paciente.
No entanto, a psicanálise não tem um status de tratamento, mas sim de orientação. O psicanalista somente irá propor soluções para resolver o problema. Ele não faz o diagnóstico e tratamento de pacientes, não pode prescrever medicamentos, nem realizar qualquer atividade que seja de responsabilidade de profissionais da área de saúde.
De acordo com o site Vagas, a média salarial para psicanalista no Brasil é de R$ 2.768,00.
Formação
Não existe uma graduação específica de Psicanálise. Normalmente, psicanalistas cursam Psicologia ou Medicina e depois obtém a qualificação. No entanto, possuir ensino superior não é pré-requisito para atuar na área.
Para se tornar um psicanalista, é necessário passar pelo curso de formação, ofertado em grupos, núcleos ou sociedades especializadas no ensino da psicanálise. O curso tem duração de 4 a 5 anos, e é oferecido por diversas instituições na modalidade de Ensino a Distância (EaD).
Durante o curso, o aluno participará de seminários e realizará leituras e análise pessoal, para assimilar a teoria. Para a parte prática, ele fará supervisão clínica de um caso, acompanhado por um psicanalista profissional.
Áreas de atuação
O psicanalista poderá exercer as seguintes atividades:
- Avaliação de comportamento
- Análises e tratamentos
- Orientação
- Acompanhamento
- Ministrar aulas
- Realizar pesquisas experimentais, clínicas e teóricas
- Coordenação de equipes
- Participação em atividades (palestras, debates, eventos)
- Atividades administrativas
- Coaching / consultoria
Diferença entre psicanalista, psicólogo e psiquiatra
Psicanalistas, psicólogos e psiquiatras são profissionais ligados à saúde mental. No entanto, cada um atua de forma diferente, de acordo com o que foi estudado em sua formação. O psicanalista, como mencionado anteriormente, não tem uma formação acadêmica específica e utiliza o método terapêutico da Psicanálise.
O psicólogo é graduado em Psicologia, estuda o comportamento humano e os processos da mente, e tem um vasto campo de atuação. Já o psiquiatra é formado em Medicina e se especializa em Psiquiatria, sendo que ele pode prescrever medicamentos aos pacientes caso seja necessário.