scorecardresearch ghost pixel



O que faz um psicólogo?

Saiba quais são as principais áreas de especialidade, tarefas relacionadas a esta profissão e a remuneração deste profissional no Brasil.



Quando as pessoas ouvem o termo psicólogo, muitos imaginam imediatamente um homem ou uma mulher sentados em um escritório, escrevendo em um caderno enquanto um cliente se senta em um sofá de couro e desabafa sobre a vida.

Claro, há uma abundância de psicólogos que se envolvem nesse tipo de terapia da fala, mas as pessoas que trabalham no campo da psicologia também fazem uma variedade de outras coisas.

Você sabia que existem psicólogos que estudam formas de ajudar a desacelerar o aquecimento global? Abaixo citamos algumas das áreas de especialidade, tarefas relacionadas a esta profissão e quanto ganha este profissional no Brasil.

Psicólogos da aviação

Eles estudam o comportamento de pilotos e outros membros da tripulação de voo. Os psicólogos da aviação também realizam pesquisas sobre segurança das companhias aéreas, desenvolvem novos treinamentos e ajudam a selecionar funcionários adequados.

Biopsicólogos

Esses psicólogos também são chamados psicólogos biológicos ou psicólogos fisiológicos. Eles estudam e realizam pesquisas sobre o cérebro e o comportamento. Examinando as bases neurais do comportamento, os biopsicólogos são capazes de compreender diferentes fatores que podem afetar a forma como as pessoas pensam, sentem e agem. Este tipo de psicólogo também pode investigar como as doenças cerebrais e as lesões causam impacto no comportamento.

O que faz um psicólogo?

Psicólogos Clínicos

Psicólogos clínicos avaliam, diagnosticam e tratam indivíduos que têm algum sofrimento psicológico ou doença mental. Eles também realizam psicoterapia e desenvolvem planos de tratamento.

Eles geralmente trabalham em hospitais, clínicas de saúde mental e consultórios particulares. Eles são treinados em uma variedade de técnicas de tratamento, mas podem se especializar no tratamento de certos transtornos ou trabalhar com certas populações. Por exemplo, um psicólogo clínico pode se especializar em uma área como tratamento de abuso de substâncias, saúde mental infantil, saúde mental de adultos ou saúde mental geriátrica.

Embora os psicólogos clínicos geralmente trabalhem em ambientes médicos, eles não são médicos e, na maioria dos casos, não podem prescrever medicamentos.

Psicólogos Cognitivos

Psicólogos cognitivos investigam como as pessoas pensam, suas tomadas de decisão e resolução de problemas. Esse tipo de psicólogo está interessado em como o cérebro processa, aprende, armazena, reconhece e utiliza informações.

Psicólogos Comunitários

Este tipo de psicólogo realiza pesquisas sobre questões de saúde da comunidade. Eles também buscam educar a comunidade e desenvolver programas de prevenção. Esses profissionais estão focados em ajudar a gerar mudanças positivas nos níveis individual e comunitário.

Psicólogos Comparativos

Psicólogos comparativos estudam o comportamento de diferentes espécies, particularmente como o comportamento animal e humano se diferem. Por que estudar animais? Porque, embora haja obviamente grandes diferenças, presume-se que algumas coisas podem ser verdadeiras para todas as espécies.

Psicólogo do Consumidor

Também conhecido como psicólogos de marketing, os psicólogos do consumidor pesquisam  o comportamento do consumidor e desenvolvem estratégias de marketing para promover negócios. Esse tipo de psicólogo está envolvido em ajudar as empresas a entender melhor o que faz os consumidores comprarem produtos e serviços.

Psicólogos de aconselhamento

Psicólogos de aconselhamento fornecem psicoterapia para pessoas que sofrem de distúrbios psicológicos, problemas comportamentais, dificuldades emocionais, estresse e questões relacionadas. Esses profissionais compartilham muitos pontos em comum com psicólogos clínicos.

Psicólogos Interculturais

Psicólogos interculturais observam como as pessoas variam entre culturas e como as afiliações culturais influenciam o comportamento. Eles freqüentemente exploram como diferentes aspectos do comportamento podem ser universais ou variados em diferentes culturas.

Psicólogos do Desenvolvimento

Os psicólogos do desenvolvimento  pesquisam o desenvolvimento humano ao longo de toda a vida. Alguns se concentram em um período específico, como a  primeira infância, a adolescência, a idade adulta ou a velhice.

Psicólogos Educacionais

Esses psicólogos estudam como as pessoas aprendem e o processo educacional. Isso pode envolver o desenvolvimento de estratégias de ensino e técnicas de ensino. Alguns psicólogos educacionais estudam super dotação ou dificuldades de aprendizagem.

Psicólogos de Engenharia

Os psicólogos de engenharia  estão focados em descobrir maneiras de melhorar as habilidades humanas, aprimorando máquinas, equipamentos, tecnologia e ambientes de trabalho. Enquanto alguns podem se concentrar em pesquisas mais básicas, isso é na maioria das vezes um campo muito aplicado. Os psicólogos de engenharia trabalham para resolver problemas do mundo real e desenvolver soluções que possam ter aplicações práticas na vida cotidiana.

Psicólogos Ambientais

Psicólogos ambientais exploram a relação entre as pessoas e seus arredores, incluindo ambientes naturais e ambientes artificiais. Isso pode envolver trabalhar em projetos de conservação, ajudando a proteger espécies ameaçadas e investigando formas de deter o aquecimento global. Esses profissionais podem trabalhar como pesquisadores para estudar o impacto que os seres humanos têm em seus ambientes. Alguns psicólogos ambientais também trabalham no governo para moldar as políticas ambientais.

Psicólogos Forenses

Psicólogos forenses enfocam a relação entre psicologia e a lei. Isso pode envolver atuar como consultor em casos criminais ou disputas civis, realizar avaliações de custódia e oferecer serviços de psicoterapia a vítimas de crimes.

Psicólogos da Saúde

Os psicólogos da saúde estão centrados em como a psicologia, a biologia, os grupos sociais e o comportamento influenciam o bem-estar, a doença e a saúde geral. Eles trabalham com os clientes para ajudar a maximizar o bem-estar e melhorar a saúde mental e física.

Psicólogos Industrial-Organizacionais

Os psicólogos  estudam o comportamento no local de trabalho, como selecionar os melhores funcionários para determinadas funções e como aumentar a produtividade do trabalhador. Ele pode utilizar seu conhecimento de princípios psicológicos para projetar avaliações para selecionar candidatos para cargos específicos.

Psicólogos Militares

Psicólogos militares praticam psicologia em um ambiente militar. Isso pode incluir coisas como tratar soldados que têm doenças mentais ou problemas emocionais, pesquisando diferentes aspectos da vida militar e ajudando os soldados a voltarem para a vida civil.

Psicólogos da personalidade

Os psicólogos da personalidade estudam os diferentes aspectos da personalidade e como os traços individuais influenciam a vida e o comportamento de um indivíduo. Pesquisadores no campo da psicologia da personalidade estão interessados ​​em uma ampla gama de tópicos que podem ter aplicações na vida cotidiana.

Psicólogos Escolares

Psicólogos escolares ajudam as crianças a lidarem com problemas emocionais, acadêmicos, sociais e comportamentais em ambientes escolares. Profissionais que trabalham neste campo da psicologia desempenham um papel vital no sistema educacional, geralmente colaborando com pais, professores, alunos e outros funcionários da escola para garantir que o ambiente de aprendizagem seja saudável, seguro, solidário e produtivo.

Psicólogos sociais

Psicólogos sociais  estudam o comportamento dos grupos, incluindo como as pessoas se comportam em ambientes sociais e como os grupos influenciam o comportamento individual. Um psicólogo social pode investigar uma ampla gama de tópicos, incluindo atitudes, preconceitos, comunicação, relacionamentos interpessoais, agressão e persuasão.

Quanto ganha um psicólogo no Brasil?

Um profissional que atua como psicólogo tem um salário bastante variável, de acordo com a região de atuação. Estima-se que o salário médio deste cargo seja de seis salários mínimos. Para os que atuam em consultórios particulares, repartições públicas e grandes empresas, a remuneração pode ultrapassar a faixa dos R$ 10 mil.




Voltar ao topo

Deixe um comentário