scorecardresearch ghost pixel



O que faz um psicopedagogo?

Profissional atua no aprendizado e desenvolvimento de pessoas que apresentam problemas nesse processo. Salário médio no país é de R$ 2.565,00.



O Psicopedagogo é o profissional que auxilia pessoas que apresentam problemas no processo de aprendizagem, como dificuldades, transtornos ou distúrbios. Desta forma, ele identifica a disfunção, que pode ter causas de natureza mental, emocional, física ou social, e realiza o tratamento adequado para corrigi-lo. Ele pode ainda auxiliar pessoas que apresentem falta de memória ou queda no desempenho funcional.

De acordo com as necessidades do paciente, a fim de criar um ambiente social mais seguro e favorável ao aprendizado, o psicopedagogo pode envolver outras pessoas no tratamento, como familiares, professores, chefes ou até profissionais de outras áreas.

Seu objetivo é compreender a forma como o ser humano processa e assimila informações para construir seus conhecimentos, ou seja, ele estuda o processo de aprendizagem em diferentes fases da vida, levando em conta que cada um aprende de várias formas, em tempos diferentes.

Como o próprio nome sugere, é uma profissão que une conhecimentos das áreas de Psicologia e Pedagogia. Assim, o psicopedagogo busca melhorar a metodologia de ensino e o desempenho do indivíduo, facilitando o aprendizado e garantindo a compreensão dos conteúdos.

Um psicopedagogo é essencial também para a inclusão de pessoas com deficiência, seja na educação ou no mercado de trabalho. Ele pode atuar na aprendizagem dessas pessoas considerando suas necessidades específicas, possibilitando assim seu desenvolvimento cognitivo, motor, social e cultural.

Formação

Poucas instituições de ensino oferecem a graduação em Psicopedagogia. Diante disto, caso não haja esta opção, para se tornar um psicopedagogo, é possível fazer cursos de áreas correlatas, como Psicologia, Pedagogia, Fonoaudiologia, entre outras, ou alguma licenciatura. Ao concluir a graduação, o profissional deve fazer uma especialização em Psicopedagogia para estar apto a atuar na área.

Durante sua formação, o estudante terá disciplinas teóricas e práticas, como psicolinguística, bioética, psicologia social, psicologia do desenvolvimento humano e da aprendizagem, antropologia e diagnóstico e intervenção psicopedagógica clínica e institucional, além de noções de neurologia, semiótica, educação, filosofia humanista-existencial e medicina.

Atuação

Um psicopedagogo tem uma ampla área de atuação, podendo trabalhar em escolas, empresas, órgãos públicos, Organizações Não Governamentais (ONGs), centros comunitários ou socioeducativos, instituições jurídicas, clínicas, consultórios e hospitais. Os principais campos de atuação são a psicopedagogia clínica e a institucional.

Na psicopedagogia clínica, o profissional atenderá cada paciente individualmente, visando aperfeiçoar os processos de aprendizagem. Sendo assim, ele faz o diagnóstico de problemas e busca soluções, muitas vezes em conjunto com outros profissionais, como fonoaudiólogos ou psicólogos.

Já o psicopedagogo institucional faz atendimentos em grupo, atuando em empresas, escolas ou hospitais. Ele analisa o comportamento de colaboradores, estudantes e pacientes, identifica o que pode estar interferindo no seu desempenho ou aprendizagem de conteúdos, e sugere ações para melhorias na área prejudicada. Ele pode ainda oferecer treinamentos para funcionários para otimizar o rendimento.

Quanto ganha um psicopedagogo?

De acordo com estimativa do site Love Mondays, o salário médio de um psicopedagogo no Brasil é de R$ 2.565,00. Essa remuneração varia de acordo com o nível de experiência, região, área de atuação e porte da empresa onde o profissional trabalha.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Notícias relacionadas

Deixe um comentário