scorecardresearch ghost pixel



O que faz um Publicitário?

Profissional pode atuar em diversas áreas, incluindo marketing e produção audiovisual. O salário pode chegar a R$ 15 mil.



O publicitário é o profissional responsável por promover um produto e divulgar uma ideia para o consumidor. É o publicitário que desenvolve campanhas e peças publicitárias para marcas e empresas.

O profissional da publicidade deve analisar os meios de comunicação mais adequados para a campanha, além de criar textos para a publicidade impressa e roteiros para produções audiovisuais, como propagandas televisivas e para internet.

Além disso, o publicitário avalia quais foram os impactos da propaganda sobre o consumidor e sobre os números de venda do produto abordado na campanha.

Formação

Para se tornar um publicitário, é necessário cursar o Bacharelado em Publicidade e Propaganda, que possui duração média de 4 anos. O curso faz parte da área de comunicação social, oferecendo conhecimentos amplos sobre a psicologia do consumidor e domínio na linguagem publicitária.

Durante a faculdade, o estudante cursará matérias relacionadas a diferentes áreas, como história, sociologia, fotografia e administração. Algumas das matérias cursadas durante o período universitário são:

  • Comunicação Visual;
  • Criação Publicitária;
  • Direção de Arte;
  • Fotografia Publicitária;
  • Gestão Estratégica de Marketing;
  • Linguagem Publicitária;
  • Língua Portuguesa;
  • Pesquisa de Mercado;
  • Psicologia e Comportamento do Consumidor;
  • Semiótica.

Assim, as universidades costumam abordar áreas criativas e algumas áreas específicas, como a comercial e a institucional. Também há grande abordagem para áreas estratégicas e administrativas.

O curso possui parte da grade horária com atividades práticas, de modo que o aluno saia da faculdade como atuar no mercado de trabalho e entregar resultados rapidamente.

Onde atuar

O publicitário pode atuar em diversas áreas, incluindo agências de publicidade, empresas prestadoras de serviços, empresas privadas, consultorias e setores públicos.

Nas agências de publicidade, o profissional de publicidade pode se dedicar a diferentes áreas, como:

  • Atendimento;
  • Diretor de Arte;
  • Marketing;
  • Mídia;
  • Redator;
  • Pesquisa;
  • Planejamento;
  • Produção.

Outra área que vêm se desenvolvendo com agilidade é o Marketing Digital, cada vez mais ativo entre os publicitários. A área utiliza plataformas online, juntamente com um conjunto de estratégias, para otimizar os resultados do cliente.

Mercado de Trabalho

Devido a massificação da internet e a evolução das redes sociais, as campanhas impressas e televisivas foram abaladas, porém não deixaram de existir e muito menos perderam sua importância.

Desse modo, o publicitário vem se especializando cada vez mais na área digital, além de continuar desempenhando seus conhecimentos em agências publicitárias, no setor de marketing de empresas privadas e na produção audiovisual.

As maiores agências estão nas grandes metrópoles, como São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba. Essas regiões e outras capitais costumam possuir maior possibilidade de crescimento do profissional e também maiores salários.

De acordo com o site LoveMondays, o salário do publicitário pode variar entre R$ 2.352,00 e R$ 15.100,00, variando de acordo com a região do país e com o tempo de mercado.




Voltar ao topo

Notícias relacionadas

Deixe um comentário