Em um mundo cada vez mais conectado à internet, as marcas também se fizeram presentes nas redes sociais. Daí surgiu a necessidade de um profissional que cuidasse da imagem e comunicação dessas marcas, e de seu relacionamento com o consumidor.
Esse profissional é o Social Media, que é o responsável pela criação e publicação de conteúdos nas redes sociais para conectar as empresas aos clientes, e consequentemente melhorar a percepção da marca, projeto ou pessoa pública que ele representa, gerando engajamento.
Social Media é uma expressão em inglês que significa “mídia social”. Tratam-se de ferramentas nas quais ocorre a interação a partir da criação e compartilhamento de conteúdos de diversos formatos. É o caso do Instagram, Facebook, Twitter, LinkedIn, Youtube, blogs, entre outras plataformas.
Entre as atribuições de um Social Media, destacam-se:
- Atualização e monitoramento das redes sociais da marca
- Cronograma de postagens (planejamento)
- Desenvolvimento de estratégias de redes sociais
- Produção de conteúdo (textos, fotos, vídeos, entre outros)
- Distribuição do conteúdo nas redes
- Monitoramento das publicações
- Produção de relatórios de desempenho
- Relacionamento da marca com os consumidores
- Gerenciamento de crises
- Desenvolvimento de campanhas patrocinadas ou de conteúdo orgânico para as redes
- Realização de testes (definir o melhor horário para publicações, conteúdos que o consumidor considera relevantes, entre outros)
- Análise de dados gerados pelo acesso e como utilizá-los no planejamento e criação de campanhas
- Monitoramento do comportamento do consumidor nas redes sociais
- Marketing digital
O mercado de trabalho para o social media é bastante amplo e está em ascensão. Ele pode trabalhar em startups, empresas de todos os portes, agências de publicidade, agências digitais, assessorias de comunicação, além de atuar como freelancer, ou seja, prestando serviços de forma autônoma.
Formação
Normalmente, os profissionais que atuam como Social Media tem formação em cursos de Comunicação Social, como Jornalismo, Publicidade e Propaganda ou Relações Públicas. Entretanto, também podem seguir essa carreira profissionais graduados em Administração, Marketing ou Letras.
Aqueles que desejam se qualificar na área podem fazer uma pós-graduação em mídias sociais, com duração de até 2 anos. Durante a especialização, o aluno cursa disciplinas como:
- Usabilidade e estratégias de criação de conteúdo
- Empreendedorismo digital
- Diagnóstico do mercado digital
- Planejamento e métricas
- Aplicativos, ferramentas e recursos digitais
- Estratégia criativa
- Técnicas de SEO
- Marketing de Busca e keyword research
- Web analytics
- Storytelling
- Gerenciamento de crises na Web
- Direito digital
- Como vender nas redes sociais
- Análise do perfil do e-consumidor
- Marketing de conteúdo
- UX – Experiência do Usuário
Para ser bem sucedido na profissão, o Social Media deve ser criativo, analítico, ter empatia e estar sempre atualizado sobre as novidades nas redes sociais, tendências de mercado, marketing digital e comportamento do consumidor.
Quanto ganha um Social Media?
Segundo estimativas do site Glassdoor, o salário médio de um Social Media no Brasil é de R$ 1.764,00. No entanto, esse valor pode variar, dependendo da qualificação do profissional, sua experiência e o local em que ele trabalha.
Veja também: O que faz um Publicitário?