scorecardresearch ghost pixel



O que faz um soldado?

Saiba como é a rotina, quais as atribuições e quanto este profissional da área militar recebe.



Como soldado do Exército, você é encarregado de defender a constituição e proteger a pátria. Esses profissionais se fortalecem mental e fisicamente através de treinamentos contínuos. Está é uma profissão rígida e que requer coragem, determinação e muita perseverança.

Os soldados são a essência do exército. As missões em que o Exército está envolvido hoje exigem enormes responsabilidades dos soldados e de seus líderes. No centro de toda missão e de tudo o que o exército faz está o papel deste profissional da área militar. Há mais de 327.000 militares na ativa em nosso país e 3,4 milhões na reserva, segundo estimativas de 2015.

Primeira graduação do Exército. Os soldados são considerados a essência da Força Terrestre. Existe até mesmo uma data em homenagem a estes profissionais: 25 de agosto.

A importância do soldado pode ser destacada nas palavras do chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA), general José Carlos De Nardi. “O soldado é a essência, é a razão de ser do Exército. Ele é tão importante quanto um general dentro das suas atividades. Não existiria Exército sem soldado, como não existiria Exército, sem general, ambos são essenciais”.

O que faz um soldado?

Como é a vida de um soldado?

Como dissemos anteriormente, a rotina de um soldado não é fácil. Os profissionais que vivem no quartel começam suas atividades às seis da manhã. Assim que acordam eles são responsáveis por organizar o alojamento, vestir adequadamente seus uniformes e irem para o “rancho”, local onde são feitas as refeições.

Ao longo do dia os soldados recebem suas ordens diárias. Dentro das atribuições estão a realização do Treinamento Físico Militar, técnicas de manuseio de armamentos, lutas e instruções em geral.

Apesar de ter uma rotina pesada, o treinamento que estes profissionais recebem é necessário para que eles estejam prontos para atuar em situações de conflito ou emergenciais.

Como ingressar na carreira de soldado?

Você pode ingressar na carreira através do Serviço Militar obrigatório. Entretanto, neste caso não há como fazer carreira no serviço militar. O tempo de serviço pode ser de, no máximo, sete anos.

Também existe a possibilidade de ingressar via concurso público. Homens e Mulheres a partir de 16 anos de idade podem se inscrever nos certames para ingresso na carreira militar.

Quanto ganha um soldado?

Estes profissionais, por serem a primeira graduação de um militar, recebem os seguintes salários descritos abaixo:

  • Soldado Engajado não Especializado: R$ 1.478,00
  • Soldado Engajado Especializado: R$ 1.758,00

A medida que um militar é promovido, seu soldo aumenta consideravelmente, como pode ser visto na tabela dos soldos dos militares das forças armadas.




Voltar ao topo

Deixe um comentário