scorecardresearch ghost pixel



Qual a idade máxima para prestar concurso para Polícia Civil (PC)?

Pretende tentar uma vaga em cargos da Polícia Civil mas tem dúvidas quanto a idade limite para isso? Confira todos os esclarecimentos sobre o assunto.



A Polícia Civil é um dos órgãos que compõem a estrutura da Segurança Pública dos estados e Distrito Federal. Algumas de suas principais atribuições são prevenir e investigar delitos.

Quem pretende ingressar em uma de suas carreiras pode escolher entre as funções de delegado, investigador, escrivão, perito criminal, entre outras. A maioria delas exige formação de nível superior, mas há cargos de nível médio como auxiliar de necropsia e papiloscopista.

Independente de qual seja a área, o ingresso nos quadros efetivos da Polícia Civil acontece somente por meio de concursos públicos. Justamente por isso, todos os anos as corporações publicam uma série de editais. Em cada um deles, há requisitos indispensáveis nos quais os candidatos devem se enquadrar.

Portanto, além de ser aprovado em todas as etapas do certame, é necessário ter ciência dos requisitos para tomar posse nos cargos. Um deles é a idade máxima para prestar concurso para Polícia Civil (PC).

Quanto a isso, a maioria dos últimos editais não têm cobrado uma idade máxima. Porém, ainda há alguns que estabelecem como limite a idade de 45 anos. Nas seleções mais recentes, o que pode ser visto como frequência é a exigência de pelo menos 18 anos completos na data da posse. Embora alguns estabeleçam 21 anos completos.

Uma vez que a idade limite pode variar a cada estado, uma boa dica para os concurseiros é verificar o último edital publicado para a função que ele pretende tentar uma vaga. Assim, é possível traçar um norte e saber se está dentro, ou não, do que é exigido.

Em todo caso, é sempre bom lembrar que a legislação vigente determina que aos 65 anos os policiais civis são compulsoriamente aposentados.

Embora sejam bastante variáveis, além da idade, outros requisitos frequentes para a Polícia Civil são: possuir Carteira Nacional de Habilitação na categoria “B” ou superior, estar em pleno gozo dos direitos políticos, estar em dias com as obrigações militares (se candidato do sexo masculino), não possuir antecedentes criminais, entre outros.




Voltar ao topo

Deixe um comentário