scorecardresearch ghost pixel



Crédito Direto ao Consumidor (CDC) – O que é, Tipos e Vantagens

O CDC é frequentemente medido por economistas e outros analistas financeiros, pois serve como um indicador do crescimento econômico.



O crédito direto ao consumidor (CDC) é uma dívida que uma pessoa incorre ao comprar um bem ou serviço. O crédito ao consumidor inclui compras obtidas com cartões de crédito, linhas de crédito e alguns empréstimos. A forma mais comum de crédito ao consumidor é um cartão de crédito.

O CDC é frequentemente medido por economistas e outros analistas financeiros, pois serve como um indicador do crescimento econômico. Por exemplo, se os consumidores puderem solicitar empréstimos ou cartões de crédito facilmente e conseguirem pagar as dívidas a tempo, a economia será estimulada, resultando em crescimento econômico.

Essa modalidade de crédito é amplamente usada por consumidores que querem comprar serviços duráveis ou não-duráveis. Isso inclui automóveis, custos de educação, veículos recreativos (RVs), empréstimos, mas não inclui dívidas obtidas para comprar margem em contas de investimento ou imóveis. Por exemplo, um empréstimo hipotecário não é crédito ao consumidor. No entanto, a televisão de alta definição de 65 polegadas cobrada em um cartão de crédito é crédito ao consumidor.

O sistema de CDC permite que os consumidores obtenham um adiantamento ou empréstimo para gastar dinheiro em produtos ou serviços para uso familiar, doméstico ou pessoal, reembolsados ​​em uma data futura especificada. Por isso, varejistas, lojas de departamentos, bancos e outras instituições financeiras oferecem crédito ao consumidor.

Vantagens do CDC

A principal vantagem do crédito ao consumidor é que os consumidores podem comprar bens e serviços e pagar por eles mais tarde. Os consumidores podem comprar itens que precisam quando seus fundos estão baixos. O crédito ao consumidor oferece uma forma de pagamento adicional.

Desvantagens do CDC

A principal desvantagem de usar o crédito ao consumidor é o custo. Se um consumidor não pagar um empréstimo ou um saldo de cartão de crédito, isso afeta sua pontuação de crédito, também chamado de ‘score’, resultando em multas por atraso e juros.

Tipos de CDC

O crédito parcelado é usado para uma finalidade específica, por um valor definido e por um período específico. Os pagamentos são geralmente a mesma quantia a cada mês. Exemplos de compras feitas em crédito parcelado incluem grandes eletrodomésticos, automóveis e móveis.

Esses tipos de empréstimos geralmente oferecem taxas de juros mais baixas do que o crédito rotativo. Por exemplo, uma empresa de automóveis detém um penhor sobre o carro até que o empréstimo seja reembolsado. O montante total do capital e juros é reembolsado dentro de um período predefinido. Se o cliente inadimplir os pagamentos do empréstimo, a empresa poderá retomar o pagamento do veículo e cobrar multas.

O crédito rotativo pode ser utilizado para qualquer finalidade. Os empréstimos são feitos de forma contínua para compras até que o consumidor atinja seu limite de crédito. Os clientes recebem contas periodicamente para fazer pelo menos um pagamento mensal mínimo.

Por exemplo, um cartão de crédito pode aprovar um limite de R$ 5.000 com uma taxa de juros de 13%. Se o consumidor inadimplir os pagamentos, a empresa de cartão de crédito poderá cobrar multas por atraso ou outras penalidades.




Voltar ao topo

Deixe um comentário