A cultura organizacional é um grande conjunto de valores, crenças e costumes que diferenciam as empresas umas das outras.
Assim como a sociedade é caracterizada por uma série de fatores culturais, as organizações, conservam em suas estruturas aspectos que envolvem preceitos e costumes determinados.
Dessa forma, a cultura organizacional é composta por hábitos, princípios e crenças, os quais são compartilhados pelos integrantes da empresa.
São essas características culturais que vão fazer com que uma organização se torne diferente da outra. Desse modo, essas distinções se tornam perceptíveis quando uma pessoa muda de emprego, já que terá a necessidade de se adaptar a uma nova cultura.
Tipos de cultura organizacional
A cultura organizacional faz parte de um processo “genético” da empresa. Ela envolve desde a fundação do órgão, até a forma como todos os funcionários se adequam à organização.
Por isso, um modelo que caracteriza a cultura na organização social foi desenvolvida pelo psicólogo Edgar Schein. O exemplo demonstra três tipos de culturas organizacionais.
Artefatos e Comportamentos
Há características da cultura organizacional que podem ser perceptíveis. Essa percepção pode partir até mesmo por quem não pertence àquele grupo empresarial.
Portanto, há fatores que influenciam o órgão. Exemplos como a missão que possui, as políticas empregadas, os métodos de trabalho, dentre outros fazem parte do grupo dos perceptíveis.
Assim sendo, essas percepções podem ir se alterando. Tudo depende das mudanças que vão acontecendo no órgão com o passar do tempo.
Dessa forma, a cultura organizacional se altera conforme as mudanças pessoais, a missão, os valores e outros aspectos da empresa, os quais se modificam com os ciclos.
Normas e Valores
As normas e os valores das organizações sociais é aquela parte que pode ser parcialmente perceptível. Desse modo, esse aspecto está presente na forma com a qual as pessoas se comportam dentro do órgão.
Geralmente, os valores são os pontos que indicam o que é bom para a equipe, Já as normas se trata do que é preciso para alcançar esses benefícios.
Pressupostos
Os pressupostos é a parte da organização social que é quase imperceptível. Os aspectos desse ponto já surge com a empresa desde quando ela foi fundada.
Por isso, são características enraizadas e que tornam assuntos mais tabus. Um exemplo desse pressuposto é a proibição de tatuagem por alguns órgãos.
O que é o clima organizacional?
O clima organizacional é a forma com a qual a cultura de determinada empresa reflete sobre a equipe como um todo. O desempenho e a motivação são dois exemplos desse reflexo