Design Thinking trata-se de um tipo específico de metodologia que é inspirada no trabalho dos designers e que pode ser usada em diversos segmentos. A ideia central é buscar mais criatividade, aliando esse aspecto com as necessidades humanas.
Dessa forma, o objetivo é a acelerar a etapa de criação que exige resultados em curto ou médio prazo, sem esquecer das etapas multidisciplinares. Assim sendo, a meta é conseguir atrair outros profissionais para que adotem uma posição bem parecida.
O intuito do design thinking é obter, através de constantes renovações, que um mesmo produto atenda a muitos consumidores. Assim, é essencial considerar as necessidades do cliente e trabalhar para conseguir que eles tenham mais de uma possibilidade à disposição.
Design Thinking : funcionamento
O método design thinking consiste em conseguir entender o que o usuário de um produto, ou serviço, deseja. Em seguida, é o momento de trabalhar nesse conjunto de ideias e assim encontrar a melhor opção.
Para conseguir utilizar essa metodologia é preciso fazer uso de métodos práticos. O contato com o público que irá se beneficiar desse produto é essencial para um conhecimento mais profundo de causa.
Dessa forma, cinco etapas que devem ser utilizadas pelos profissionais que vão utilizar o design thinking. São elas: Empatia, definição, ideia, protótipo e teste.
Design Thinking: etapas
Empatia
Procure estar em contato com as pessoas por meio da empatia, que significa se colocar no lugar do outro. A ideia nessa fase é entender melhor o que o seu público-alvo deseja.
Assim sendo, os profissionais minimizam as próprias suposições e buscam entender melhor o que o usuário precisa.
Definição de problemas
Depois de ter colocado a empatia em ação é o momento de fazer a junção daquilo que foi adquirido na primeira etapa. O intuito é direcionar uma problemática sobre aquilo que está sendo analisado.
Dessa forma, colocar em análise os motivos de alguns serviços serem menos utilizados por alguns usuários é uma forma de alcançar a definição.
Ideação
Uma vez que sejam identificadas as principais necessidades, é a hora de criar ideias para desenvolver o produto ou serviço.
Uma das formas de aplicar o design thinking nessa parte é por meio do Brainstorming, que consiste na união das ideias para estimular o processo criativo.
Prototipação
A quarta etapa é a grande responsável por iniciar a concretização dessas ideias através de um protótipo.
Por meio dele, é possível saber como esse método está agindo na prática. O intuito dessa fase observar é se os produtos estão satisfazendo os usuários ou se ainda apresentam algum aspecto que precisa se reajustado.
Teste
Essa é a última etapa do processo que vem após a criação do protótipo. Nessa fase o produto, que ainda será criado, é devidamente testado. O intuito desse momento é analisar qual a utilidade do serviço para o usuário.
Portanto, mesmo sendo a última parte do método, o teste pode não ser o final por completo. Isso se dá pelo fato de ser possível identificar novos problemas e ter que voltar à etapa específica para isso.
Design Thinking: aplicação
O design thinking busca resolver problemas por meio de outros pontos de vista que não sejam apenas do profissional que utiliza esse método. Por isso, trabalhar em conjunto com outros designers é essencial.
Dessa forma, esse modelo sugere que cada profissional busque um aprofundamento que diz respeito àquele problema a ser resolvido. Assim sendo, é possível chegar as soluções criativas que devem ser compartilhadas com o grupo nas reuniões de Brainstorming.
Vale destacar que o design thinking não precisa ficar apenas no âmbito profissional. Esse método pode ser utilizado também em questões sociais.