O que é Design Thinking?

Entenda o significado do termo e saiba como esse método pode ser aplicado pelas empresas por meio de etapas diferentes



Design Thinking trata-se de um tipo específico de metodologia que é inspirada no trabalho dos designers e que pode ser usada em diversos segmentos. A ideia central é buscar mais criatividade, aliando esse aspecto com as necessidades humanas.

Dessa forma, o objetivo  é a acelerar a etapa de criação que exige resultados em curto ou médio prazo, sem esquecer das etapas multidisciplinares.  Assim sendo, a meta  é conseguir atrair outros profissionais para que adotem uma posição bem parecida.

O intuito do design thinking é obter, através de constantes renovações, que um mesmo produto atenda  a muitos consumidores. Assim, é essencial considerar  as necessidades do cliente e  trabalhar para conseguir que eles tenham mais de uma  possibilidade à disposição.

Design Thinking : funcionamento

O método design thinking consiste em conseguir entender o que o usuário de um produto, ou serviço, deseja. Em seguida, é o momento de trabalhar nesse conjunto de ideias e assim encontrar a melhor opção.

Para conseguir utilizar essa metodologia é preciso fazer uso de métodos práticos. O contato com o público que irá se beneficiar desse produto é essencial para um conhecimento mais profundo de causa.

Dessa forma, cinco etapas que devem ser utilizadas pelos profissionais que vão utilizar o design thinking. São elas: Empatia, definição, ideia, protótipo e teste.

Design Thinking: etapas

 

o que é Design Thinking

Empatia

Procure estar em  contato com as pessoas por meio da empatia, que significa se colocar no lugar do outro. A ideia nessa fase é entender melhor o que o seu público-alvo deseja.

Assim sendo, os profissionais minimizam as próprias suposições e buscam entender melhor o que o usuário precisa.

Definição de problemas

Depois de ter colocado a empatia em ação é o momento de fazer a junção daquilo que foi adquirido na primeira etapa. O intuito é direcionar uma problemática sobre aquilo que está sendo analisado.

Dessa forma, colocar em análise os motivos de alguns serviços serem menos utilizados por alguns usuários é uma forma de alcançar a definição.

Ideação

Uma vez que sejam identificadas as principais necessidades, é a hora de criar ideias para desenvolver o produto ou serviço.

Uma das formas de aplicar o design thinking nessa parte é por meio do Brainstorming, que consiste na união das ideias para estimular o processo criativo.

Prototipação

A quarta etapa é a grande responsável por iniciar a concretização dessas ideias através de um protótipo.

Por meio dele, é possível saber como esse método está agindo na prática. O intuito dessa fase observar é se os produtos estão satisfazendo os usuários ou se ainda apresentam algum aspecto que precisa se reajustado.

Teste

Essa é a última etapa do processo que vem após a criação do protótipo. Nessa fase o produto, que ainda será criado,  é devidamente testado. O intuito desse momento é analisar qual a utilidade do serviço para o usuário.

Portanto, mesmo sendo a última parte do método, o teste pode não ser o final por completo. Isso se dá pelo fato de ser possível identificar novos problemas e ter que voltar à etapa específica para isso.

Design Thinking: aplicação

O design thinking busca resolver problemas por meio de outros pontos de vista que não sejam apenas do profissional que utiliza esse método. Por isso, trabalhar em conjunto com outros designers é essencial.

Dessa forma, esse modelo sugere que cada profissional busque um aprofundamento que diz respeito àquele problema a ser resolvido. Assim sendo, é possível chegar as soluções criativas que devem ser compartilhadas com o grupo nas reuniões de Brainstorming.

Vale destacar que o design thinking não precisa ficar apenas no âmbito profissional. Esse método pode ser utilizado também em questões sociais.




Voltar ao topo

Deixe um comentário