Baby Boomers são a geração que nasceu após a Segunda Guerra Mundial, até a metade de 1960.
Essa expressão representa a explosão na taxa de natalidade que existiu o pós-guerra nos Estados Unidos. Aqui no Brasil essa geração viveu o auge da Ditadura Militar (1964- 1985).
Dessa forma, os Baby Boomers cresceram acreditando que existiria um milagre econômico e também uma explosão das estatais. No começo isso aconteceu, no entanto, as crises não demoram a chegar.
Atualmente grande os baby boomers estão entrando na da terceira idade. Eles fazem parte de um grupo forte quando se trata de consumo e alto poder aquisitivo. Um dos aspectos que os definem são os hábitos de consumo exigentes.
No mercado de trabalho, os baby boomers foram sempre fiéis às companhias e permaneceram muitos anos. Conseguindo assim, alcançar aos cargos altos.
Só que atualmente eles precisam aprender a lidar com os conflitos de geração com as gerações X e Y. Uma vez que a visão é diferente e as perspectivas sobre vida e também carreira trazem visões que são bem antagônicas.
Baby boomers: características
As características dos baby boomers passam por algumas características específicas:
- Eles foram criados sob a promessa de ter estabilidade econômica e melhores oportunidades;
- Essa característica faz com que o eles tenham mais facilidade para consumir;
- Os baby boomers gostam da estabilidade financeira e são bem fiéis às empresas;
- No entanto, não gostam de inovação e acabam trabalhando demais;
- São afeitos do casamento, compra de carro, casa e do tempo de lazer.
- Só consomem aquilo que já viram, ou seja, não ligam muito para a opinião dos outros.
Os baby boomers influenciaram a forma como a televisão foi se adaptando às necessidades das pessoas. Esse objeto ainda é, mesmo após tanto tempo, um dos meios de informação mais utilizados pela população.
Baby Boomers e Geração X
A geração posterior aos baby boomers e ficou conhecida como a geração X, tendo os nascimentos entre 1965 e 1980. Eles são na verdade, os filhos da geração anterior e acompanham, em tese, as frustrações dos seus pais.
A geração x é um pouco mais cética em relação a mudanças políticas e sociais, gostam e interagem com o novo. Uma das qualidades é que eles têm mais foco na carreira e conseguem subir de cargo nas empresas que atuam.
Baby Boomers e a Geração Y
Também é conhecida por millennials. A Geração y é a primeira a chegar à idade adulta depois da virada do milênio. Eles são mais comprometidos com a coletividade, otimistas com o futuro e tem mais consciência ambiental/social.
Além disso, possuem uma impaciência e são imediatistas, especialmente pelo fato de buscarem constantemente mais informações. No mercado de trabalho podem ter dificuldades para com a hierarquia e preferem atividades mais informais.
Baby Boomers e a Geração Z
Já a geração Z é formada por muitos “nativos digitais” e são nascidos já no final dos anos 90. Desse modo, eles têm mais afinidade com a tecnologia por isso acabam levando uma vida sem diferença entre o online e o offline.
Vale destacar que a geração Z está entrando no mercado de trabalho somente agora, porém são mais proativos e empreendedores. Do outro lado, podem ser exigentes e ao mesmo tempo imediatistas.