Para que uma organização consiga atuar de forma organizada e eficiente é necessário ter uma divisão de tarefas bem estruturada. Por isso, os setores de uma empresa são essenciais nessa construção.
Dessa forma, esses setores vão variar de acordo com o tamanho e as tarefas executadas pelo órgão. Além disso, cada área depende da estrutura hierárquica para que possa se articular.
Por isso, uma empresa é dividida em alguns setores e na lista abaixo é possível observar alguns deles:
Setor administrativo
Esse setor é o principal dentro de uma empresa. A administração é responsável por planejar estrategicamente e e gerir as tarefas do órgão.
Além disso, o setor administrativo precisa coordenar e fiscalizar os outros setores. Ademais, cabe a ele também o papel de fornecer dados para que o executivo da organização possa tomar decisões.
Em empresas que são menores a administração pode englobar outras áreas importantes. Por exemplo, o setor de recursos humanos e também o financeiro.
Setor financeiro
Os recursos de uma empresa são administrados pelo setor financeiro. Dessa forma, ele é responsável por alguns pontos específicos. São eles:
- Controle da tesouraria;
- Controle dos investimentos e dos riscos;
- Divulgação de seus resultados;
- Gestão de contas e impostos;
- Planejamento financeiro da companhia.
A função desse departamento é garantir que existam recursos para a empresa cumprir os seus objetivos. O intuito, ao obter lucros de forma imediata e também a longo prazo, é que o órgão se mantenha participante e competitivo.
Setor de recursos humanos
A parte de recursos humanos é responsável por recrutar as pessoas que vão compor a equipe. Assim sendo, o RH tem a seguintes funções:
- Buscar soluções para conflitos;
- Contabilizar as horas extras;
- Controlar os horários de entrada e saída dos trabalhadores;
- Criar uma política para reter mais talentos.
Portanto, o conjunto de funcionários de uma empresa são o ponto de preocupação do setor de Recursos Humanos. Entre os setores, o RH é aquele que mais olha para os colaboradores, por motivar, treinar e procurar maneiras de melhorar a relação de forma coletiva.
Setor comercial
O departamento comercial também pode ser chamado de marketing, já que lidam com os clientes externos da organização. A prioridade é garantir as vendas e gerar receitas à empresa.
Dessa forma, para conseguir manter uma boa relação com os clientes, esse setor precisa conhecê-los a fundo e atender as suas necessidades.
O marketing também tem a função de criar estratégias para divulgar o órgão e definir os métodos próprios para atingir o público-alvo. Além disso, esse departamento também tem que se preocupar em mante os clientes que já foram conquistados.
Setor operacional
A responsabilidade do setor operacional é a de administrar o processo de mudanças do trabalho no produto final.
Também chamado de setor de produção ou setor técnico, esse departamento tem que manter um controle sobre as entradas e o consumo das matérias-primas.
Além disso, precisa dar apoio à logística e gerir o uso das máquinas e dos outros equipamentos. Ademais, a produtividade da empresa também tem que passar pelo setor operacional.
Portanto, a tarefa primordial do setor operacional é garantir que os procedimentos ocorram sem problemas.
Dessa forma, o objetivo desse departamento é fazer com que a organização atinja as metas estipuladas com o menor gasto possível.