Quais são os setores de uma empresa?

Financeiro, comercial, operacional e RH, saiba quais são as definições de cada departamento; e as funções que cada um opera dentro de um órgão



Para que uma organização consiga atuar de forma organizada e eficiente é necessário ter uma divisão de tarefas bem estruturada. Por isso, os setores de uma empresa são essenciais nessa construção.

Dessa forma, esses setores vão variar de acordo com o tamanho e as tarefas executadas pelo órgão. Além disso, cada área depende da estrutura hierárquica para que possa se articular.

Setor Administrativo

Por isso, uma empresa é dividida em alguns setores e na lista abaixo é possível observar alguns deles:

Setor administrativo

Esse setor é o principal dentro de uma empresa. A administração é responsável por planejar estrategicamente e e gerir as tarefas do órgão.

Além disso, o setor administrativo precisa coordenar e fiscalizar os outros setores. Ademais, cabe a ele também o papel de fornecer dados para que o executivo da organização possa tomar decisões.

Em empresas que são menores a administração pode englobar outras áreas importantes. Por exemplo, o setor de recursos humanos e também o financeiro.

Setor financeiro

Os recursos de uma empresa são administrados pelo setor financeiro. Dessa forma, ele é responsável por alguns pontos específicos. São eles:

  • Controle da tesouraria;
  • Controle dos investimentos e dos riscos;
  • Divulgação de seus resultados;
  • Gestão de contas e impostos;
  • Planejamento financeiro da companhia.

A função desse departamento é  garantir que existam recursos para a empresa cumprir os seus objetivos. O intuito, ao obter lucros de forma imediata e também a longo prazo, é que o órgão se mantenha participante e competitivo.

Setor de recursos humanos

A parte de recursos humanos é responsável por recrutar as pessoas que vão compor a equipe. Assim sendo, o RH tem a seguintes funções:

  • Buscar soluções para conflitos;
  • Contabilizar as horas extras;
  • Controlar os horários de entrada e saída dos trabalhadores;
  • Criar uma política para reter mais talentos.

Portanto, o conjunto de funcionários de uma empresa são o ponto de preocupação do setor de Recursos Humanos.  Entre os setores, o RH é  aquele que mais olha para os colaboradores, por motivar, treinar e  procurar maneiras de melhorar a relação de forma coletiva.

Setor comercial

O departamento comercial também pode ser chamado de marketing, já que lidam com os clientes externos da organização. A prioridade é garantir as vendas e gerar receitas à empresa.

Dessa forma, para conseguir manter uma boa relação com os clientes, esse setor precisa conhecê-los a fundo e atender as suas necessidades.

O marketing também tem a função de criar estratégias para divulgar o órgão e definir os métodos próprios para atingir o público-alvo. Além disso, esse departamento também tem que se preocupar em mante os clientes  que já foram conquistados.

Setor operacional

A responsabilidade do setor operacional é a de administrar o processo de mudanças do trabalho no produto final.

Também chamado de setor de produção ou setor técnico, esse departamento tem que manter um controle sobre as entradas e o consumo das matérias-primas.

Além disso, precisa dar apoio à logística e gerir o uso das máquinas e dos outros equipamentos. Ademais, a produtividade da empresa também tem que passar pelo setor operacional.

Portanto, a tarefa primordial  do setor operacional é garantir que os procedimentos ocorram sem problemas.

Dessa forma, o objetivo desse departamento é fazer com que  a organização atinja as metas estipuladas com o menor gasto possível.




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