scorecardresearch ghost pixel



O que é Serasa?

Entenda quais são as funções da empresa e saiba como o  órgão se relaciona com o consumidor



Há algumas palavras que acabam sendo usadas no dia a dia, no entanto o significado delas acabam até se perdendo, de tão comum que se tornam.

Um exemplo é Serasa. Ao ser dito, automaticamente essa denominação é ligada à consulta para saber se o nome está limpo ou não. Entretanto, o significado vai muito além disso.

O que é Serasa?

A Serasa é uma empresa privada que se tornou sinônimo de de análises e também informações relacionadas ao crédito.

O órgão foi criada em 1968, com o intuito de tornar padrão alguns formulários e dar mais agilidade em assuntos bancários. Além disso, tem o objetivo também de ter maior controle do sistema financeiro.

A empresa reúne informações recebidas de lojas, bancos e financeiras tudo que recebe de lojas, bancos e financeiras. Por isso,  para ter um controle a intuição criou um  banco de dados.

Dessa forma, é possível apontar as dívidas vencidas e que não foram pagas, cheques sem fundos, protestos de títulos e demais registros públicos e oficiais. A empresa tem cerca de seis milhões de consultas diariamente por mais de 500 mil clientes.

Os setores de serviço, comércio e a indústria tem a Serasa como referência, pelos indicadores econômicos que ela possui. Desde 2007, a empresa faz parte do grupo Experian. Portanto, a nomenclatura correta é Serasa Experian.

A Serasa é um órgão público?

A resposta é não. Apesar de muitas pessoas acharem que a Serasa é uma empresa do governo, ela não é.

O órgão é privado e pode trabalhar para companhias de segmentos variados. Fornecendo assim soluções de crédito, marketing, certificação e consulta de dados.

Funções da Serasa

Serasa Consumidor:

O órgão oferece o Serasa Consumidor às pessoas. Nessa plataforma é possível ter um acompanhamento do nome e ainda resolver alguma negativação, caso ela exista.

Consulta ao CPF:

Qualquer pessoa pode consultar o CPF de forma simples e rápida. Essa opção é um dos principais serviços destinados ao consumidor, o qual pode olhar os dados do Cadastro de Pessoas Físicas online.

Além disso, a consulta é grátis e por meio dela é possível observar ver se o nome está sujo e também qual foi a loja que tornou o CPF da pessoa negativado.

Limpar o nome:

Se o consumidor  tiver alguma dívida ainda ativa,  a Serasa pode trabalhar para intermediar uma possível negociação com o credor. Dessa forma, por meio de negociações, o nome pode ser limpo sem maiores dores de cabeça.

Cadastro Positivo:

O Cadastro Positivo é de extrema importância para quem quer fazer um pedido de crédito ou uma compra parcelada.  Dessa forma, quando a pessoa paga todas as contas no dia certo, os caminhos para possíveis negociações ficam mais fáceis.

Portanto, para auxiliar na construção do histórico de bom pagador, a Serasa oferece o Cadastro Positivo, por meio de ferramentas tecnológicas aptas a isso.

Score:

Através de uma pontuação, que vai de zero a mil, o Score mostra qual é a possibilidade de algum perfil definido de consumidores pagarem suas contas em dia.

Dessa forma, ferramenta é utilizada para análise de risco de créditos. Por isso, a Serasa disponibiliza aos consumidores a possibilidade de acessar essas informações de forma gratuita.

Antifraude:

A Serasa monitora o CPF dos consumidores e, desse jeito, qualquer movimentação feita é avisado à pessoa imediatamente.

Além disso, caso o nome do consumidor estiver correndo risco de ser negativado, o órgão avisa. E também, se tiver alguma pendência a empresa emite um aviso em tempo real.

Certificado digital

Os consumidores da Serasa podem ter certificados emitidos eletronicamente. Dessa forma, é possível consultar o imposto de renda e também assinar contratos sem precisar reconhecer firma. Tudo feito digitalmente.




Voltar ao topo

Deixe um comentário