scorecardresearch ghost pixel



O que é SPC?

Saiba qual é o significado da sigla e entenda como o órgão trabalha na negociação de dívidas do consumidor



A sigla SPC é relacionada à dívidas e nome sujo. No entanto, a definição exata dessa sigla quase não é conhecida pela maioria das pessoas.

Afinal o que é SPC? Criado em 1955, O Serviço de Proteção ao Crédito é uma empresa de um banco de dados que contém informações sobre o crédito.

Associações comerciais e também Câmaras de Dirigentes Lojistas (CDL) são responsáveis por alimentar o SPC.

Funções do SPC

O Serviço de Proteção ao Crédito tem a função de auxiliar as empresas para que elas possam tomar decisões no momento de conceder o crédito aos consumidores.

Além disso, o órgão ainda disponibiliza às pessoas físicas a consulta de débito. Dessa forma, o consumidor pode negociar com alguma empresa a qual tenham dívida.

Atualmente há mais de um milhão de empresas que se utilizam dos serviços prestados pela entidade. Por mês, mais de 50 milhões de consultas são feitas através da empresa. O SPC tem acesso às informações de cerca de 180 milhões de CPFs, no Brasil.

Nome no SPC

O próprio consumidor pode negociar suas dívidas sem o intermédio de terceiros. Por isso, o auxílio de uma empresa pode ajudar nesse processo.

O SPC pode fazer esse papel e ajudar no acerto de contas entre devedor e a empresa credora. Esse intermédio é gratuito.

Há duas formas de saber como está a situação do nome no SPC. Pela internet e também pessoalmente. O primeiro método cobra uma taxa de pagamento.

Caso a pessoa queira fazer a consulta online é necessário fazer o cadastro no site e depois comprar créditos de acordo com a opção desejada. São cinco valores de acordo com o assunto.

Com a recarga é possível verificar a situação do CPF ou do CNPJ. Além disso, também há a possibilidade de olhar a situação de placas de veículos.

Após fazer a recarga o sistema precisa de um tempo para ler o pagamento. Caso seja feito via cartão de crédito isso pode levar alguns minutos. No entanto, se for no boleto, pode demorar até três dias.

O outro método para saber como está a situação do nome é presencialmente. Esse modo é gratuito e precisa ser feito em postos de atendimento que o  órgão disponibiliza.

Para ser atendido é necessário que a pessoa leve o CPF e um documento original com foto. Portanto, após o atendimento, o consumidor irá receber um extrato com o valor da dívida e também da empresa que está cobrando.

Assim sendo, é preciso entrar em contato com os credores e tentar renegociar. Após a quitação do valor, a empresa tem até cinco dias para retirar o nome da pessoa do SPC.




Voltar ao topo

Deixe um comentário