Data Mining

É um método, utilizado no mercado financeiro e no marketing, para analisar os dados de uma empresas, por meio de características específicas. O processo extrai informações, de maneira a fazer com que os órgãos que o utilizam consigam ter um diferencial competitivo



Também chamada de Mineração de Dados, Data Mining é o processo de análise da informações a partir de perspectivas e categorizações distintas.

O seu objetivo é relacionar e encontrar padrões em informações que são tiradas da base de dados, bastante abrangente, abastecida por todas as transações de uma empresa. O processo é realizado por meio de um software especializado.

Assim sendo, ele realiza uma varredura em todo o material bruto buscando conhecer a aprender padrões para criar análises. Tudo por meio de algoritmos de estatísticas e inteligência artificial.

O data mining é um subconjunto do big data. Este corresponde a totalidade de dados que são recolhidos por uma organização, sejam eles estruturados ou não estruturados. Tanto o data mining, quanto o big data são muito explorados pela área da Tecnologia da Informação.

Assim, o conteúdo fica armazenado em um depósito de informação de uma empresa, chamado de data warehouse. Um banco de dados grande, de onde partem as operações da data mining.

Uma das principais chaves  da mineração para tirar proveito dos dados brutos recolhidos é descobrir qual é a maneira correta de fazer isto. Assim sendo, a correta extração das informações e a sua interpretação adequada pode ser um dos grandes diferenciais competitivos da empresa.

Estes dados, portanto, podem apontar aspectos que vão do comportamento do consumidor, até a oportunidade de aumento de receitas e corte de gastos. Todo o processo é realizado por meio de operações como padronização das informações, clusterização e associação.  Além de outras técnicas utilizadas.

Data mining: Exemplos

No mercado financeiro, as estratégias do data mining podem ser aplicadas para auxiliar em diversos pontos. Por exemplo, o conceito pode ser utilizado para determinar os padrões de pagamento de usuários de empréstimos. Fator que pode auxiliar na concessão, ou não, de crédito.

O contrário também pode ser aplicado. Dessa forma, ps desvios de padrão de compras  e uso dos cartões bancários podem indicar fraudes ou irregularidades na conta.

No marketing, a aplicação do data mining é mineração de dados sob a forma de descoberta de associações que podem apresentar comportamentos de compra do consumidor. Comparações que antes nem eram almejadas.

Portanto, quando as informações são cruzadas de maneira a criarem novas associações, as quais ainda não tinham sido trabalhada, criam esse formato de data mining.

Em alguns casos, os dados podem ser da mesma empresas, no entanto, de diferentes setores do órgão. Ou também, com as informações de uma holding, em que se aplica a associação aos resultados de marcas diferentes.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário