scorecardresearch ghost pixel



Tipologia Textual para Concursos

Com raras exceções, quase sempre as provas discursivas de concursos públicos são compostas por redação. Conheça os principais tipos textuais cobrados.



A tipologia textual, também chamada de tipos textuais, costuma estar presente nos conteúdos programáticos de todas as esferas, portanto, nas seleções públicas federais, estaduais e municipais. Dessa forma, independente da área da vaga pleiteada, há grandes chances de os candidatos se depararem com o tema.

Apesar de ser predominante na prova de redação, saiba que, frequentemente esse conteúdo também aparece nas provas de Língua Portuguesa. Ou seja, é um motivo a mais para estudar e ter completo domínio da área.

Neste artigo procuramos esclarecer as principais dúvidas sobre os tipos de texto que são mais cobrados, as principais características de cada um, além de dicas valiosas para se dar bem quando tipologia textual para concursos aparecer em sua prova.

O que é tipologia textual

Essa é a pergunta mais frequente entre as pessoas que se deparam com o termo. Entretanto, apesar da estranheza do nome, é muito provável que em algum momento você tenha feito algum trabalho nesse sentido, inclusive nas redações cobradas na escola.

Tipologia textual nada mais é do que a classificação de um texto, levando em consideração regras específicas, tais como a forma, o conteúdo e a estrutura. De forma sintética, é possível dizer que é a forma como o texto se apresenta.

Em relação a quantidade exata de tipos existententes, há várias divergências entre os autores. Para tratar do assunto de forma mais didática, optamos por escolher entre os mais cobrados nos editais de concurso público, que são quatro:

  • Narração
  • Dissertação
  • Injunção
  • Descrição

Engana-se quem pensa que por serem apenas quatro tipos o tema é simples. Cada um desses tipos conta com subdivisões, o que rende inúmeras possibilidades e formas de cobranças nas provas. Conheça alguns detalhes sobre eles logo a seguir.

Existe diferença entre tipologia textual e gênero textual?

Antes de detalhar cada um dos tipos textuais é necessário fazer algumas considerações sobre as duas classificações, já que por terem nomes parecidos são frequentes as confusões entre ambas.

Deve-se frisar que sim, há muitas diferenças entre os dois termos. Apesar de as duas estarem entrelaçadas às produções que fazemos no decorrer de toda a vida, elas guardam algumas singularidades.

Enquanto a tipologia textual refere-se às regras específicas citadas acima, o gênero textual leva em consideração critérios como a finalidade do texto, situação da comunicação e o papel dos interlocutores, independente se o texto é oral ou escrito.

Para citar alguns exemplos desse último, é possível destacar: notícia, artigo de opinião, romance, carta, conto e ainda, os orais, tais como piadas, palestras e seminários.

Um gênero textual costuma ter as características de um tipo textual específico. Uma receita (gênero textual) tem as particularidades da injunção (tipologia textual). Outro exemplo: a crônica (gênero textual) pode ser escrito como uma narrativa (tipologia textual).

Narração

Um dos tipos textuais mais antigos, de modo muito simples, a narração se caracteriza pelo relato de histórias que envolvem acontecimentos e personagens. Sempre lembrando que, para um texto ser considerado narrativo, é preciso que ele obedeça a algumas regras.

A história contada pode ser real, ou não, mas é necessário que ela esteja situada no tempo e no espaço (onde? quando?), personagens (quem vive/ viveu a história? com quem?) e enredo (como? o que?).

Além disso, outros elementos cruciais são o foco narrativo, presença do clímax ou ponto alto da história, desfecho ou conclusão, entre outros.

Didaticamente, na hora de elaborar um texto dessa natureza, é possível contar com uma estrutura básica, que garante que todos os elementos principais estejam presentes na redação. Uma das principais características da narrativa é a presença da sequência.

Como fazer uma boa narrativa? Essa resposta leva em consideração uma série de fatores, mas um dos pontos principais é construção ou relato de uma sequência capaz de envolver o leitor do princípio ao fim. Veja como é feita a estrutura da sequência de um narrativa.

Introdução: em uma redação, compreende os primeiros parágrafos da narrativa. É a parte em que o leitor será contextualizado. Ou seja, vai conhecer o tempo e espaço em que a história se passa, além dos personagens.

Conflito: após a contextualização, para dar sequência à história, é necessário inserir uma complicação. É ela que vai prender o leitor à história, fazendo com que o clímax seja extremamente aguardado. Geralmente está nos parágrafos do meio.

Clímax: é considerado o ponto mais alto, o ápice da narrativa. É quando acontece a situação que gera a maior tensão no leitor, responsável por deixá-lo ansioso em relação ao desfecho.

Conclusão: dado o clímax a história se encaminha para a resolução do problema. Resolvida a situação, a história chega ao fim.

E afinal de contas, se é uma história, alguém precisa contá-la, não é mesmo? É aí que entra a figura primordial do narrador, conforme a classificação detalhada a seguir:

Narrador personagem: chamamos de narrador personagem aquele que participa da história, quase sempre narrando em primeira pessoa. Dessa forma, os fatos e acontecimentos são colocados no texto a partir de sua própria visão e contato com universo em que a história se passa.

Narrador observador: o próprio nome o define. Ao contrário do personagem, este apenas observa a história. Por isso, as narrações em terceira pessoas são as mais frequentes. Ele tem uma visão mais restrita e não é capaz de alcançar todos os acontecimentos, tampouco pensamentos, emoções e tudo aquilo que se passa no interior dos personagens.

Narrador onisciente: a principal característica no narrador onisciente é que ele sabe tudo que se passa na história, incluindo pensamentos e emoções dos personagens. É um tipo de narrativa rica em detalhes, onde, inclusive, fatos simultâneos em locais distintos são narrados. Ele pode ser neutro, ou seja, não dá sua opinião no decorrer do texto, ou seletivo, quando defende um lado da história.

Narração dialogal: também chamada de conversacional, essa subdivisão do tipo narrativo é caracterizada principalmente pelo domínio de diálogos e conversas. Ou seja, a história é contada a partir de uma conversa.

Predição: a principal característica da narração preditiva é que a história é narrada com base nas previsões do que irá acontecer. Da mesma forma que as demais, há personagens, acontecimentos e desfecho.

Exemplo de narração

Agora que já tratamos detalhadamente da estrutura da narração, vamos a um exemplo em que é possível observar as principais características da estrutura: introdução, conflito, clímax e desfecho.

Tragédia Brasileira – Manuel Bandeira

“Misael, funcionário da Fazenda, com 63 anos de idade.

Conheceu Maria Elvira na Lapa prostituída com sífilis, dermite nos dedos, uma aliança empenhada e os dentes em petição de miséria.

Misael tirou Maria Elvira da vida, instalou-a num sobrado no Estácio, pagou médico, dentista, manicura… Dava tudo quanto ela queria.

Quando Maria Elvira se apanhou de boca bonita, arranjou logo um namorado.

Misael não queria escândalo. Podia dar urna surra, um tiro, urna facada. Não fez nada disso: mudou de casa.

Viveram três anos assim.

Toda vez que Maria Elvira arranjava namorado, Misael mudava de casa.

Os amantes moraram no Estácio, Rocha, Catete, Rua General Pedra, Olaria, Ramos, Bom Sucesso, Vila Isabel, Rua Marquês de Sapucaí, Niterói, encantado, Rua Clapp, outra vez no Estácio, Todos os Santos, Catumbi, Lavradio, Boca do Mato, Inválidos…

Por fim na Rua da Constituição, onde Misael, privado de sentidos e inteligência , matou-a com seis tiros, e a polícia foi encontrá-la caída em decúbito dorsal, vestida de organdi azul.”

Dissertação

Um dos tipos textuais mais recorrentes nos concursos públicos, a dissertação tem como finalidade expor ideias, debater, discutir um assunto, explicar, analisar e provar. Portanto, apresenta a defesa de um ponto de vista ou de uma opinião por meio da apresentação detalhada deles.

Dissertar, nada mais é do que expor os conhecimentos sobre um determinado assunto, ou ainda, defender um ponto de vista por meio da argumentação, usando as chamadas estruturas lógicas para fazer a sustentação dos pontos.

Assim como na categoria anterior, há subdivisões dentro do próprio tipo textual. Neste caso, a ramificação acontece entre dissertação expositiva e dissertação argumentativa, conforme detalhamento a seguir.

Dissertação expositiva

Também conhecida simplesmente como exposição, nela, os as ideias e fatos são colocados no texto apenas para que o leitor tome conhecimento sobre eles, sem a intenção de realizar o convencimento do mesmo. Seu principal objetivo é informar e explicar sobre determinado assunto.

Dissertação argumentativa

Extremamente cobradas em concursos e processos seletivos, como o próprio nome indica, o uso de argumentos são predominantes, com a finalidade de convencer o leitor sobre algo.

É dividida em três partes imprescindíveis:

  • Introdução: apresenta a tese do autor ou seu ponto de vista para o leitor.
  • Desenvolvimento: os argumentos que sustentam a tese do autor são elencados de forma lógica, defendendo aquilo que foi apresentado no início.
  • Conclusão: sintetiza tudo que foi tratado anteriormente, apresentando de forma crítica, formas de intervenção na questão discutida.

Entretanto, uma vez que a maioria das redações de concurso público estabelece um número máximo de linhas, nem sempre é fácil colocar todos esses pontos em um texto conciso. Para solucionar essa dificuldade, os candidatos podem tomar como base a seguinte estrutura:

  • 1º Parágrafo – Introdução
  • 2º Parágrafo – Primeira parte do desenvolvimento
  • 3º Parágrafo – Segunda parte do desenvolvimento
  • 4º Parágrafo – Conclusão

Exemplo de dissertação

Para conhecer a estrutura dissertativa na prática, veja como exemplo um trecho de uma dissertação argumentativa.

“O papel do negro escravo foi decisivo para os começos da história econômica de um país fundado, como era o caso do Brasil, sob o signo do parasitismo imperialista. Sem o escravo, a estrutura econômica do país jamais teria existido. O africano escravizado construiu as fundações da nova sociedade com a flexão e a quebra de sua espinha dorsal, quando ao mesmo tempo seu trabalho significava a própria espinha dorsal daquela colônia. Ele plantou, alimentou e colheu a riqueza material do país para o desfrute exclusivo da aristocracia branca; tanto nas plantações de cana-de-açúcar e café e na mineração, quanto nas cidades, o africano incorporava as mãos e os pés das classes dirigentes que não se autodegradavam em ocupações vis como aquelas do trabalho braçal. A nobilitante ocupação das classes dirigentes – os latifundiários, os comerciantes, os sacerdotes católicos – consistia no exercício da intolerância, no cultivo da ignorância, do preconceito, e na prática das mais licenciosa luxúria.” (Abdias do Nascimento)

Injunção

Normalmente escrita no modo imperativo, as injunções estão muito presentes no nosso dia a dia. Em suma, esse tipo textual é uma prescrição sobre o que deve ser feito e/ou como fazê-lo. Portanto, tem intenção de controlar a ação do leitor.

Uma vez que a intenção é que o leitor compreenda as instruções que estão sendo dadas, a linguagem é bem simples, objetiva e direta. Elas podem ser classificadas em duas categorias:

Instrucional: apresenta apenas um sugestão, indicação ou um conselho, sem que sejam colocados como uma ordem.

Prescrição: é quando a orientação dada no texto, de fato, é uma ordem.

Alguns exemplos comuns do cotidiano são as receitas, tutoriais, manuais de instrução, prescrições, sugestões, proibições e outros.

Exemplo de injunção

Veja um exemplo de texto injuntivo instrucional. Repare como todo os verbos são colocados no imperativo: coloque, leve, misture, cubra.

“Coloque os líquidos no liquidificador e bata até misturar bem. Coloque os outros ingredientes, sendo o fermento o último. Leve para assar em forno médio, numa forma untada e enfarinhada. Para a cobertura, misture numa panela a manteiga, o achocolatado, o açúcar e o leite. Leve ao fogo até derreter e a calda ficar homogênea. Cubra o bolo ainda quente, furadinho com garfo.” (Receita de bolo de chocolate)

Descrição

O principal objetivo do texto descritivo e dar ao leitor a possibilidade de criar em sua mente uma “fotografia” daquilo que está sendo tratado no texto. Ou seja, ele destaca das características de um lugar, evento, pessoa ou objeto.

Esses detalhes podem incluir uma série de itens, como por exemplo, cheiro, cor, forma, tamanho, sensações, sentimentos e demais características do que está sendo descrito.

Para alcançar o propósito e explicar como determinada coisa é, o autor se coloca na posição de observador, usando principalmente os cinco sentidos: tato, olfato, paladar, visão e audição.

Exemplo de descrição

Confira a seguir um trecho da obra Os Maias, de Eça de Queiroz, em que o tipo textual descritivo foi usado para fazer com que o leitor consiga concretizar a imagem daquilo que foi detalhado.

“O que surpreendia logo era o pátio, outrora tão lôbrego, nu, latejado de pedregulhos – agora resplandecente, com um pavimento quadrilhado de mármores brancos e vermelhos, plantas decorativas, vasos de Quimper, e dois longos bancos feudais que Carlos trouxera de Espanha, trabalhados em talha, solenes como coros de catedral. Em cima, na antecâmara, revestida como uma tenda de estofos do Oriente, todo o rumor de passos morria: e ornavam-na divãs cobertos de tapetes persas, largos pratos mouriscos com reflexos metálicos de cobre, uma harmonia de tons severos, onde destacava, na brancura imaculada do mármore, uma figura de rapariga friorenta, arrepiando-se, rindo, ao meter o pezinho na água.” (Os Maias, Eça de Queirós)




Voltar ao topo

Deixe um comentário