scorecardresearch ghost pixel



Confira dicas de como passar no Concurso BNDES

Órgão é um dos que aguarda autorização de concurso por parte do Planejamento e deverá ofertar vagas em carreiras de níveis médio e superior



O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) é vinculado ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. O órgão tem, entre suas atribuições, conceder financiamentos com fins de investimento em diversos segmentos econômicos.

A instituição é uma das que enviaram solicitação de vagas ao Planejamento em 2016, mas, em decorrência da suspensão dos concursos públicos, acabou tendo seu pedido indeferido. Por sorte, o banco, ainda, tinha candidatos aprovados no certame anterior suficientes para suprir a demanda exigida na ocasião.

Ainda não há informações oficiais quanto ao lançamento do próximo edital, mas, tendo em vista que não há certames válidos, a expectativa é de que um novo concurso seja lançado em breve. O BNDES tem o hábito de lançar concursos periódicos, evitando vacâncias em seus quadros funcionais.

O índice de concorrência é grande. Por isso, confira informações básicas e dicas sobre como passar no Concurso BNDES 2018/2019. 

Concurso BNDES 2018: quais as expectativas?

Ainda não há previsão de lançamento de edital para 2018, pois, a realização do mesmo depende de aval por parte do Ministério do Planejamento. Porém, o órgão não tem nenhum concurso em prazo de validade, portanto, não deve demorar a publicar novo certame.

Cargos e remunerações

O Concurso BNDES 2018 ofertará vagas nos cargos de técnico administrativo e profissional básico. As carreiras exigem formação em níveis médio e superior, respectivamente. Em profissional básico estão inclusas as áreas de Análise de Sistemas (Suporte e Desenvolvimento), Administração, Arquitetura, Biblioteconomia, Arquivologia, Comunicação Social, Direito, Contabilidade, Engenharia, Economia e Psicologia.

Para técnico administrativo, a remuneração inicial é de R$ 4.759,00. Dentre suas atribuições, está a realização de atividades de nível intermediário relacionadas a funções administrativas de RH, materiais, patrimoniais e financeiros. O profissional básico tem rendimentos de R$ 12.022,85 e suas atividades englobam diversas especialidades cuja atuação se relaciona à área de formação.

As remunerações incluem auxílios alimentação e refeição. Além do salário base, os servidores têm direito a benefícios, como plano de saúde e de previdência complementar, vale transporte e programa de assistência educacional. A jornada a cumprir é de 35h semanais, com lotação em diversos estados brasileiros.

Concurso BNDES 2013

O último concurso realizado pelo BNDES foi lançado em 2013, pela Fundação Cesgranrio. O certame disponibilizou vagas destinadas à formação de cadastro de reserva para Profissional Básico e Técnico Administrativo.

Os candidatos foram avaliados e selecionados por meio de provas objetivas e discursivas. Os exames foram aplicados nas cidades de Belo Horizonte, Belém, Brasília, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Recife, São Paulo e Salvador.

O concurso registrou participação acima de 200.000 candidatos, conforme pode ser verificado na demanda geral de candidatos/vaga.

Provas Concurso BNDES

O Concurso BNDES 2018 deverá ser um dos mais concorridos, portanto, o interessado deve iniciar, de imediato, seus preparativos para a prova. Isso pode ser feito por meio do estudo do edital anterior.

Nele, os candidatos passaram por provas objetivas e discursivas. As etapas variaram de acordo com o cargo pretendido. Veja:

Nível Médio:

Nas provas discursivas, o candidato deveria elaborar uma redação em texto dissertativo. As provas foram aplicadas no mesmo dia, mas, só foram corrigidas as redações dos candidatos aprovados nas objetivas.

Nível Superior:

Nas provas discursivas, o candidato deveria responder a cinco questões acerca de conteúdos dispostos na parte de Conhecimentos Específicos. Assim como nos cargos de ensino médio, só foram corrigidas as provas dos habilitados nas objetivas.

Maiores informações podem ser verificadas no edital, acessível pelo link: goo.gl/prkJ7

Dicas de como passar no Concurso BNDES

O edital do Concurso BNDES ainda não tem data para ser publicado, o que dá mais tempo para que o candidato se prepare. Essa é uma grande vantagem, já que o conteúdo é extenso, ou seja, mais tempo demandado para a preparação.

Aqui, vão algumas dicas básicas sobre como estudar – e passar – no Concurso BNDES 2018/9

1 – Não espere o edital sair

O conteúdo é extenso e o tempo dado entre a publicação do edital e a prova é curto. Ou seja, não há tempo hábil. Portanto, prepare-se tendo os editais anteriores como base. Quando o documento atualizado for liberado, ajuste as disciplinas e conteúdos programáticos e saia na frente.

2 – Monte um plano de estudos

Como terá tempo até o lançamento do próximo concurso, monte um cronograma contemplando todas as disciplinas previstas. A quantidade de matérias vistas, por dia, dependerá do tempo disponível para o estudo.

Caso consiga se dedicar, integralmente, separe 09h diárias, com intervalos de 15 minutos a cada duas horas. Caso tenha, apenas, o período noturno, o ideal é separar de 3,5h a 04h diárias, também, com intervalo de 15 minutos.

Leia o edital, integralmente, e separe de duas a quatro matérias por dia, acrescentando o tempo para a resolução de exercícios. Intercale disciplinas de Humanas e Exatas, a fim de trabalhar todas as áreas do cérebro.

3 –  Use material de qualidade

Esqueça materiais pirateados. Apesar de praticarem valores abaixo do original, a qualidade é inferior e o risco de não recebê-los é grande. Pelo alto nível das questões, não se apegue, apenas, a resumos e apostilas.

Busque materiais mais completos, livros especializados, vídeo aulas e materiais em PDF. Procure bibliografias especializadas em cada disciplina e, jamais, deixe de lado a resolução das questões, principalmente, na mesma banca organizadora.

Além de editais anteriores, vá até o banco de questões de concursos similares.

4 – Matérias de maior atenção

Legislação Específica: infelizmente, o ideal, aqui, é decorar. Portanto, é uma parte que exige leitura repetida, elaboração de esquemas e questões que ajudem a memorizar. Uma ideia interessante são os mapas mentais e fichas resumo

Sistema Financeiro Nacional: muito cuidado com a Lei 4.595, que dispõe sobre o SFN, estrutura e atribuições

Conhecimentos Específicos sobre o BNDES: observe os detalhes sobre o funcionamento interno, legislação e estatuto da instituição

Línguas Estrangeiras: não deixe de lado, pois, muitos profissionais do banco são responsáveis por negociações e planos internacionais

Recomendações:

  • Matemática: raciocínio lógico, estatística, contabilidade, matemática financeira, razão e proporção, regra de três, frações, juros, equações e inequações
  • Língua Espanhola: termos anafóricos, falsos cognatos, prática de leitura. Não faça a prova, imediatamente, antes ou depois da prova de Língua Portuguesa
  • Língua Inglesa: interpretação, conjunção e verbos modais, referências e verbo frasal
  • Língua Portuguesa: interpretação, verbo, concordância verbal e nominal, regência
  • Atenção à prova de Atualidades, que trata temas gerais associados à Instituição

5 – Conheça a banca organizadora

Conheça a banca organizadora. Sabendo seu perfil de prova, ficará mais fácil guiar seus estudos, inclusive, por meio de banco de questões.

A Fundação Cesgranrio equilibra suas questões entre níveis fáceis e difíceis, além de ter o hábito de aplicar as famosas “pegadinhas”.

Portanto, estude o edital de forma integral e conheça o nível das questões por meio de provas anteriores. Elas podem ser acessadas pelo link: www.cesgranrio.org.br/concursos/principal.aspx

6 – Dicas gerais

Defina metas diárias e vá acompanhando sua evolução, inclusive, por meio de simulados e questões

Busque um local de estudos onde saiba que terá tranquilidade, sem o risco de distrações

Controle seu emocional, desde a preparação até a ansiedade na hora da prova

Cuide de sua alimentação, saúdes física e mental – alimentação balanceada, boas horas de sono, prática de atividades física

Não deixe de ter uma válvula de escape, seja aquele tempo precioso com a família, uma saída com os amigos, academia, livros, filmes, enfim, dê um tempo para o seu cérebro descansar para consumir conteúdos de forma mais eficiente

Inscrições Concurso BNDES 2018/9

Ainda não há informações oficiais sobre a autorização do concurso BNDES 2018/9. Mas, o candidato deve ficar atento aos próximos comunicados, pois, o edital é esperado para breve. Sendo assim, logo deverão ser abertas as inscrições para o certame.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Notícias relacionadas

Deixe um comentário