Por meio do edital n° 1/2016, o Departamento de Educação e Cultura do Exército (DECEX), em parceria com a Diretoria de Educação Preparatória e Assistencial (DEPA), tornou de conhecimento público a realização de mais um concurso.
Desta vez, o objetivo é a seleção de profissionais para ingresso em Colégios Militares de diversas cidades do Brasil. As oportunidades são para candidatos de 13 a 17 anos com ensino fundamental incompleto.
As vagas serão preenchidas nos Colégios Militares de Brasília (CMB), Belo Horizonte (CMBH), Campo Grande (CMCG), Curitiba (CMC), Fortaleza (CMF), Juiz de Fora (CMJF), Manaus (CMM), Porto Alegre (CMPA), Rio de Janeiro (CMRJ), Recife (CMR), Salvador (CMS), Santa Maria (CMSM) e Belém (CMBel).
Os interessados em realizar a inscrição para admissão aos CM, seja do sexo masculino ou feminino, deverá satisfazer alguns requisitos, entre eles:
- Ter concluído ou estar cursando: a) o 5º ano do Ensino Fundamental (5º ano/EF), para o(a)s candidato(a)s ao ingresso no 6º ano do Ensino Fundamental (6º ano/EF); ou b) o 9º ano do Ensino Fundamental (9º ano/EF), para o(a)s candidato(a)s ao ingresso no 1º ano do Ensino Médio (1º ano/EM);
- Estar enquadrado nos seguintes limites de idade: a) para 6º ano/EF: – ter menos de 13 (treze) anos em 1º de janeiro do ano da matrícula ou completar 10 (dez) anos até 31 de dezembro do ano da matrícula. b) para o 1º ano/EM: – ter menos de 18 (dezoito) anos em 1º de janeiro do ano da matrícula ou completar 14 (quatorze) anos até 31 de dezembro do ano da matrícula.
Os candidatos poderão realizar a inscrição a partir do dia 08 de agosto, por meio da internet ou pessoalmente (informações mais detalhadas serão disponibilizadas no Manual do Candidato de cada Colégio Militar). O prazo máximo é 12 de setembro de 2016 e valor da inscrição é R$ 95,00.
São etapas do concurso
- Exame intelectual (provas escritas);
- Inspeção de saúde;
- Comprovação dos requisitos biográficos.
A quantidade de vagas em cada colégio militar foram distribuídas da seguinte forma:
- Brasília (CMB): 6º ano/ EF (25 vagas) e 1º ano/EM (5 vagas);
- Belo Horizonte (CMBH): 6º ano/ EF (25 vagas) e 1º ano/EM (10 vagas);
- Curitiba (CMC): 6º ano/ EF (35 vagas);
- Campo Grande (CMCG): 6º ano/ EF (10 vagas);
- Fortaleza (CMF): 6º ano/ EF (40 vagas);
- Juiz de Fora (CMJF): 6º ano/ EF (35 vagas) e 1º ano/EM (5 vagas);
- Manaus (CMM): 6º ano/ EF (10 vagas) e 1º ano/EM (10 vagas);
- Porto Alegre (CMPA): 6º ano/ EF (35 vagas);
- Recife (CMR): 6º ano/ EF (35 vagas) e 1º ano/EM (10 vagas);
- Rio de Janeiro (CMRJ): 6º ano/ EF (40 vagas);
- Salvador (CMS): 6º ano/ EF (20 vagas);
- Santa Maria (CMSM): 6º ano/ EF (25 vagas);
- Belém (CMBel): 6º ano/ EF (40 vagas).
O concurso do Exercito Brasileiro será válido durante o ano de inscrição do candidato. Para mais informações, acesse o edital: http://goo.gl/8oNR87
Veja também:
- Concurso do Exército Brasileiro para Curso de Oficiais do IME
- Concurso Escola de Saúde do Exército (EsSEx)
- Concurso Público Aeronáutica – FAB
Qualifique-se agora! Confira uma lista de cursos grátis com certificado válido.