scorecardresearch ghost pixel



Processo Seletivo Marinha Mercante (Oficiais)

Marinha do Brasil abre processo seletivo com 100 vagas para ingresso nas Escolas de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM/2021).



A Marinha do Brasil está realizando um processo seletivo de admissão às Escolas de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM/2021). De acordo com o edital, são ofertadas 55 vagas para ingresso no Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA), no Rio de Janeiro – RJ, e 45 para ingresso no Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (CIABA), em Belém – PA.

Curso de formação

Essas vagas são para Oficiais de Máquinas e Oficiais de Náutica da Marinha Mercante. Com duração mínima de quatro anos, os cursos terão início no dia 25 de janeiro de 2021. Durante o curso, o aluno fará jus a remuneração mensal, alimentação, uniformes, alojamento e assistência médica, odontológica, psicológica, social e religiosa.

Após a conclusão do curso, o aluno será denominado 2º Oficial de Máquinas ou de Náutica da Marinha Mercante e diplomado como Bacharel em Ciências Náuticas.

Inscrições

Os interessados podem se inscrever até o dia 30 de junho de 2020, somente através da internet, no site https://www.marinha.mil.br/ciaga/node/1761. Para que a participação seja confirmada, será necessário pagar taxa de R$ 65,00.

Para participar, é necessário ter idade entre 17 e 23 anos em 1º de janeiro de 2021; ter o ensino médio completo até 25 de janeiro de 2021; ter altura entre 1,54m e 2,00m; não ter filhos ou dependentes; não ser casado ou haver constituído união estável; ser brasileiro nato; entre outros.

Provas

A seleção dos candidatos será feita por meio de diversas etapas, sendo elas: exame de conhecimentos, seleção psicofísica, teste de suficiência física e período de adaptação e verificação de documentos.

A realização dos exames de conhecimentos (provas escritas) está programada para os dias 29 e 30 de agosto de 2020. A aplicação ocorrerá nas cidades de:

  • CIAGA: Florianópolis/SC, Rio de Janeiro/RJ, Paranaguá/PR, Belo Horizonte/MG, Brasília/DF, Corumbá/MS, Cuiabá/MT, Porto Alegre/RS, São Paulo – SP e Vitória – ES.
  • CIABA: Amapá/AP, Belém/PA, Fortaleza/Cem Manaus/AM, Natal/RN, Parnaíba/PI, Recife/PE, Salvador/BA, Santarém/PA e São Luís/MA.

Já a segunda etapa consistirá na apresentação de exames médicos. Por sua vez, a terceira consistirá em uma corrida de 12 minutos e natação. Por fim, a quarta etapa será realizada no CIAGA ou no CIABA.

Validade e edital

O processo seletivo será válido até a data de matrícula, ou seja, 25 de janeiro de 2021.

O edital com mais informações sobre o Processo Seletivo Marinha Mercante – Oficiais – 2020 pode ser acessado neste link

RESUMO - Processo Seletivo Marinha Mercante (Oficiais)
Orgão Marinha do Brasil
Quantidade de Vagas 100
Cadastro Reserva Não
Nível de Escolaridade
Início das inscrições 15/06/2020
Término das inscrições 30/06/2020
Localidade
Valor da Inscrição R$ 65,00




Voltar ao topo

Deixe um comentário