scorecardresearch ghost pixel



Concurso Exército: 1.100 vagas para Sargentos

Exército Brasileiro abre 1.100 vagas em seu novo concurso de admissão aos Cursos de Formação e Graduação de Sargentos (CFGS).



O Exército Brasileiro acaba de publicar o edital n° 03/SCA, que regulamenta seu novo concurso de admissão aos Cursos de Formação e Graduação de Sargentos (CFGS). São 1.100 vagas para candidatos de ambos os sexos.

Veja abaixo as áreas com vagas:

  • Área Geral: Infantaria, Cavalaria, Artilharia, Engenharia, Comunicações, Material Bélico – Manutenção de Viatura Auto, Material Bélico – Manutenção de Armamento, Material Bélico – Mecânico Operador, Material Bélico – Manutenção de Viatura Blindada, Manutenção de Comunicações, Topografia, Intendência e Aviação-Manutenção.
  • Área Músico
  • Área Saúde

Algumas vagas são exclusivas para candidatos do sexo masculino e outras para o sexo feminino. Vale destacar que há vagas reservadas para candidatos negros.

Requisitos

Para participar, é necessário ter idade mínima de 17 e máxima de 24 anos de idade (26 anos para as áreas de Saúde e Música); ter ensino médio completo; ter altura mínima de 1,60m para o sexo masculino e 1,55m para o sexo feminino (com exceções); entre outros.

Os cursos serão realizados na Escola de Sargentos das Armas (ESA), ou no Centro de Instrução de Aviação do Exército (CIAvEx). O aluno aprovado no Segundo Ano realizará o Estágio Profissional Supervisionado.

Inscrições

As inscrições serão recebidas no período de 7 de abril a 4 de maio de 2021, pela internet, no site www.esa.eb.mil.br. Para confirmar a participação, será necessário pagar taxa de R$ 95,00.

Etapas de seleção

Os candidatos serão submetidos às seguintes etapas de seleção: Exame Intelectual (EI); Inspeção de Saúde (IS); Exame de Aptidão Física (EAF); Exame de Habilitação Musical (EHM), somente para Área Músico; e Comprovação dos requisitos para a matrícula.

O exame intelectual será composto por uma prova escrita com questões das áreas de Matemática, Língua Portuguesa, História e Geografia do Brasil, Inglês, Conhecimentos Específicos de Saúde (para Área Saúde) e Teoria Musical (para Área Músico). A aplicação ocorrerá no dia 3 de outubro de 2021.

Para saber os critérios de pontuação adotados nas demais etapas do certame, consulte o edital disponível ao final desta matéria. O concurso de admissão será válido até a homologação do resultado, a contar da publicação do edital de abertura.

Edital

Todas as informações sobre o Concurso Exército – Sargentos – 2021 podem ser consultadas no edital nº 3/2021

RESUMO - Concurso Exército: 1.100 vagas para Sargentos
Orgão Exército Brasileiro
Quantidade de Vagas 1100
Cadastro Reserva Não
Nível de Escolaridade
Início das inscrições 07/04/2021
Término das inscrições 04/05/2021
Localidade
Valor da Inscrição R$ 95,00




Voltar ao topo

Deixe um comentário