scorecardresearch ghost pixel



Aeronáutica publica edital com 130 vagas para Cadetes do Ar

Oportunidades estão abertas para candidatos dos sexos masculino e feminino, com ensino fundamental completo.



A Aeronáutica publicou seu novo edital com vagas para o Exame de Admissão ao Curso Preparatório de Cadetes do Ar em 2023 (IE/EACPCAR 2023). O processo seletivo abre 130 vagas para candidatos dos sexos masculino (110) e feminino (20).

Para participar, o candidato deverá ser brasileiro nato, ter idade mínima de 14 e máxima de 19 anos até 31 de dezembro de 2023, ter o ensino fundamental completo, entre outros requisitos.

Curso de formação

O curso será realizado na Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), em Barbacena (MG). O objetivo é preparar os alunos para ingresso no Curso de Formação de Oficiais Aviadores (CFVOAV) da Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga/SP.

Sua duração será de três anos, durante os quais o aluno fará jus a remuneração fixada na legislação específica, além de alimentação, alojamento, fardamento, assistência técnico hospitalar e dentária.

Inscrições EACPCAR

As inscrições serão recebidas no período de 4 a 20 de abril de 2022, até às 9h do último dia, no site da Força Aérea Brasileira. O candidato deverá pagar taxa de R$ 80 para confirmar sua participação.

A isenção da taxa poderá ser solicitada por candidatos que integram famílias de baixa renda inscritos no Cadastro Único (CadÚnico), e também por doadores de medula óssea.

Etapas

Os inscritos serão submetidos a uma série de etapas de seleção, sendo elas:

  1. Provas Escritas;
  2. Inspeção de Saúde (INSPSAU);
  3. Exame de Aptidão Psicológica (EAP);
  4. Teste de Avaliação do Condicionamento Físico (TACF);
  5. Procedimento de Heteroidentificação Complementar (PHC);
  6. Validação Documental.

A realização das provas escritas está prevista para o dia 3 de julho, nas cidades de Belém (PA), Recife (PE), Natal (RN), Salvador (BA), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Barbacena (MG), São Paulo (SP), Pirassununga (SP), Campo Grande (MS), Curitiba (PR), Porto Alegre (RS), Brasília (DF), Manaus (AM), Boa Vista/RR e Porto Velho (RO).

Mais informações

O exame de admissão tem validade de apenas dez dias corridos, contados a partir do início do curso.

Todas as informações referentes ao Processo Seletivo Aeronáutica – EACPCAR 2023 podem ser consultadas no edital do certame.

RESUMO - Aeronáutica publica edital com 130 vagas para Cadetes do Ar
Orgão Força Aérea Brasileira
Quantidade de Vagas 130
Cadastro Reserva Não
Nível de Escolaridade
Início das inscrições 04/04/2022
Término das inscrições 20/04/2022
Localidade
Valor da Inscrição R$ 80,00




Voltar ao topo

Deixe um comentário