scorecardresearch ghost pixel



Concurso ITA – Instituto Tecnológico de Aeronáutica

Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) abre concurso de admissão com 150 vagas no Quadro de Oficiais Engenheiros.



Saiu o tão esperado edital do concurso de admissão ao Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). São 150 vagas para os Quadros de Oficiais Engenheiros da Ativa (QOEng) e da Reserva da Aeronáutica.

O aprovado receberá formação acadêmica de nível superior em especialidades Aeroespacial, Aeronáutica, Civil-Aeronáutica, de Computação, Eletrônica e Mecânica-Aeronáutica. As vagas estão distribuídas entre optantes à carreira militar (36 vagas) e não-optantes à carreira militar (114 vagas).

Para participar, é necessário cumprir os seguintes requisitos:

  • Ter concluído ou estar concluindo o Ensino Médio no ano de 2022;
  • Não completar 25 anos de idade até 31 de dezembro do ano da matrícula; e
  • Ser brasileiro nato, de qualquer sexo, solteiro.

Os interessados em concorrer a uma das chances devem brasileiros natos, ter concluído ou estar concluindo o ensino médio no ano de 2022, dentre outros requisitos que constam no edital.

Inscrições e provas

O prazo de inscrições está aberto desde o dia 1º de junho e seguem até o dia 15 de julho de 2022, no site do ITA. Será cobrada taxa de inscrição no valor de R$ 195,00.

Os cursos de graduação têm duração de cinco anos, sendo os dois primeiros com conteúdos básicos de engenharia, e os três últimos anos correspondem aos cursos profissionais, específicos para cada especialidade de engenharia.

Etapas

A seleção dos candidatos será feita por meio de três etapas: prova objetiva, prova dissertativo e inspeção de saúde. A aplicação da prova objetiva está prevista para oo dia 16 de outubro, enquanto a prova dissertativa será relizada nos dias 8 e 9 de novembro de 2022.

A primeira será composta por questões das áreas de matemática, física, química, português e inglês. Já a segunda terá conteúdos de matemática, física, química e uma redação.

A aplicação ocorrerá nas cidades de Brasília (DF), Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Campinas (SP), Campo Grande (MS), Cuiabá (MT), Curitiba (PR), Fortaleza (CE), Goiânia (GO), Juiz de Fora (MG), Londrina (PR), Manaus (AM), Natal (RN), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Ribeirão Preto (SP), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), São José dos Campos (SP), São José do Rio Preto (SP), São Luís (MA), São Paulo (SP), Teresina (PI) e Vitória (ES).

Validade e edital

O prazo de validade do concurso de admissão será apenas para matrícula no ITA no início do primeiro período letivo do ano de 2023.

Todas as informações sobre o Concurso ITA – Instituto Tecnológico de Aeronáutica 2022 estão disponíveis no seu edital completo.

RESUMO - Concurso ITA – Instituto Tecnológico de Aeronáutica
Orgão ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáutica
Quantidade de Vagas 150
Cadastro Reserva Não
Nível de Escolaridade
Início das inscrições 01/06/2022
Término das inscrições 15/07/2022
Localidade
Valor da Inscrição R$ 195,00




Voltar ao topo

Deixe um comentário