scorecardresearch ghost pixel



Concurso IBGE: Edital com 82mil vagas sai até junho

Os concursos preencherão 80.614 vagas para o próximo Censo Agropecuário do país.



Informações dão conta de que o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) estão intensificando os preparativos para os dois próximos concursos. Ambos preencherão 82.023 vagas para o próximo Censo Agropecuário do país. Segundo o IBGE os Editais ficarão prontos até o dia 14 de Junho de 2016.

As vagas serão distribuídas da seguinte forma: 18.214 vagas para agente censitário municipal, 5.500 vagas para agente censitário supervisor, 12.540 vagas para agente censitário de informática e 174 de níveis médio e médio/técnico. Existe uma possibilidade de que o edital dessa seleção possa ser divulgado até março. O processo seletivo já está autorizado pelo ministério do Planejamento.

Há um terceiro edital para o senso agropecuário, constarão 62.400 vagas para recenseador. Deve sair posterior aos dois anteriores. Há uma expectativa de que a fundação Cesgranrio terá chance de ser a comissão organizadora responsável. Tendo em vista que ela ficou incumbida do primeiro.

A contratação será com duração de 12 meses e poderá ser prorrogada para 36 meses. Não existe até o momento uma formatação de como será distribuídas as vagas para cada estado.
A remuneração vai variar em função da área a ser recenseada, número de pessoas e imóveis. Usando como referencia o censo de 2010, os valores pagos aos trabalhadores foram de R$ 1.560,00 a R$ 3.000,00.

Veja também: Processo Seletivo Simplificado IBGE

O IBGE oferecerá ainda 7.825 oportunidades temporárias. Essas vagas serão destinadas a pesquisas econômicas e sociodemográficas. O instituto concentra esforços para definir a entidade que organizará o concurso. Seis de julho é a data final para publicar o edital, seis meses após a autorização do Ministério do Planejamento. O IBGE precisa definir a distribuição das vagas pelo país e os salários.

Serão 25 vagas de supervisor de pesquisa por telefone, para nível superior em áreas ainda não especificadas. 300 vagas para agentes de pesquisa por telefone e 7.500 agentes de pesquisa e mapeamento, ambos de nível médio, sendo que para supervisor, há exigência de experiência de um ano. Os selecionados terão contratos com duração de até 12 meses, com possibilidade de prorrogação para 36 meses.




Voltar ao topo

Deixe um comentário