scorecardresearch ghost pixel



Concurso da Polícia Federal pode ser divulgado em 2016

A discussão sobre as especificidades do processo seletivo tramitam no Ministério do Planejamento.



As medidas de fortalecimento das estratégias de segurança pública em todo país, podem ser responsável pela convocação de um novo Concurso da Polícia Federal. A iniciativa é uma proposta pela União e estava nas pautas do Planejamento desde o início de 2016. A novidade é que o processo andou e hoje está sob análise da Coordenação-Geral de Carreiras, Concursos e Desenvolvimento de Pessoas.

Veja mais: Publicado Concurso da Polícia Federal 2018

O concurso não deverá ser afetado pelos constantes cortes de verba do Governo Federal. O ministério do Planejamento pode autorizar o certame, com status de Regime de exceção. A estimativa é que sejam criadas 558 vagas, com 491 para Delegados e 67 para peritos.

Os requisitos para peritos é o curso superior com ênfase específica no desenvolvimento da atividade. Para Delegado o processo seletivo exige curso superior em Direito, com experiência de três anos na atividade jurídica. O vencimento inicial para os cargos é de R$ 17.203,85.

Apostilas preparatórias: Delegado de Polícia FederalAgente de Polícia Federal e Agente Administrativo

Após a implementação do decreto de Lei de número 8.326 a realização de concursos para provimento de vagas para a carreira policial não depende de autorizações de órgãos com o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, apenas.

Esses podem ocorrer por resultado da avaliação da necessidade constatada por meio do número mínimo de 5% no funcional de vagas. Porém, ainda segundo a mesma determinação da lei, o órgão que solicitará a vaga, deve encaminhar um documento ao Ministério do Planejamento, para discutir a viabilidade orçamentária. No caso do concurso da PF essa negociação estaria avançada.

O concurso pode ocorrer para vagas nos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Rondônia e Roraima. Essa estrutura poderá fazer que haja remoção dos servidores que cumprem função nessas supracitadas localidades. A organização do concurso é geralmente responsabilidade do consórcio Cespe/UNB.

As provas são cunho objetivas e discursivas, além de exames psicológicos, avaliação médica, reconhecimento de títulos, prova oral (delegado) e digitação (para escrivão).




Voltar ao topo

Deixe um comentário