scorecardresearch ghost pixel



Ministério da Fazenda pode abrir concurso com 5 mil vagas para nível médio

Foram solicitadas 5 mil vagas para abertura de concurso para o cargo de Assistente Técnico Administrativo, as vagas são para nível médio.



O Ministério da Fazenda reencaminhou o pedido de concurso ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG). Dessa vez foram solicitadas 5 mil vagas para abertura de concurso para o cargo de Assistente Técnico Administrativo, as vagas são para nível médio.

De acordo com a Coordenação de Gestão de Pessoas (Cogep) do Ministério da Fazenda, as vagas solicitadas, caso autorizadas, serão liberadas de forma escalonada até 2019. Isso se justifica pois a solicitação foi feita tendo como base uma projeção de quantas pessoas seriam necessárias para suprir a demanda do órgão por quatro anos.

A assessoria de imprensa do órgão informou que ainda não existe previsão para a realização do concurso, que é tão almejado por concurseiros de todo o país.

O assistente técnico-administrativo

Uma das exigências para o cargo é o certificado de conclusão do ensino médio obtido em instituição de ensino que seja reconhecida pelo Ministério da Educação e Cultura.

Conforme a atual tabela de salários dos servidores federais, os vencimentos são de R$ 3.756,82 para o cargo. No total já está incluso um auxílio alimentação no valor de RS 458.

Comece a estudar agora mesmo com as apostilas baseadas no último edital 2013:

Estados onde serão distribuídas as vagas

Essa informação ainda não foi divulgada de forma oficial, mas a expectativa é de que haja vagas em São Paulo (SP) e no Distrito Federal (DF). Isso é explicado pelo último certame, que aconteceu em 2014 e ainda está na validade.

Foram 1.026 vagas, mas nenhuma delas para São Paulo e Distrito Federal, pois na época o processo seletivo anterior (2012) ainda não havia expirado. A validade deste concurso acabou em novembro de 2014.

Banca responsável pelo concurso

O único detalhe já acertado para o concurso é a banca organizadora do concurso, que tradicionalmente é feita pela Esaf (Escola de Administração Fazendária). Desta forma, os candidatos já podem começar a estudar para a prova do órgão se baseando nos editais anteriores, já que a banca organizadora é a mesma.

Déficit de servidores em todo o país

De acordo com a presidência do Sindicato Nacional dos Servidores Administrativos do Ministério da Fazenda (SindFazenda), o número de vagas ainda é pouco para que seja preenchido o déficit de servidores do órgão, que cresce anualmente.

Ainda segundo a presidência do SindFazenda, existem várias consequências para o grande índice de defasagem de servidores. Uma delas é a demora no atendimento.

As vagas que foram pedidas ao Planejamento devem ser preenchidas nas unidades do Ministério da Fazenda e da Receita Federal (RFB). Ainda não foram divulgadas as regiões que devem ser contempladas, mas o déficit de servidores é um problema nacional.

Fonte: JC Concursos




Voltar ao topo

Deixe um comentário