O pedido de autorização do novo concurso público para provimento de vagas na Receita Federal e Ministério da Fazenda foi enviado, no último dia 18 de maio, para o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG). Ainda não foram divulgados detalhes oficiais sobre a distribuição das vagas, mas, cogita-se a solicitação de 400 oportunidades para assistente técnico e analista administrativo.
Os aprovados para as duas carreiras pertencem ao quadro de servidores do Ministério da Fazenda, já que o órgão realiza o certame e direciona as vagas para a Receita.
O cargo de assistente técnico exige a conclusão de ensino médio e dá direito à remuneração inicial de R$4.137,97, incluindo o auxílio-alimentação. A carreira de analista demanda graduação, cuja remuneração inicial é de R$5.490,09, também considerando o benefício.
A expectativa é de que grande parte dos aprovados sejam lotados nas regionais de São Paulo, pois, o estado não foi incluído no concurso anterior. Para assistente, o último certame foi lançado em 2014, pela Escola de Administração Fazendária (Esaf). Já para analista, o concurso anterior foi realizado em 2013, também tendo a Esaf como banca organizadora. Os candidatos foram submetidos á provas objetivas e discursivas, estas somente para analista.