scorecardresearch ghost pixel



IBGE planeja novo concurso para 300 mil temporários

Vagas seriam destinadas para o Censo Demográfico de 2020 e já está sendo pleiteada junto ao Ministério do Planejamento.



Novas oportunidades em vista, desta vez, para o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Durante coletiva de imprensa realiza na última semana, representantes do órgão discutiram o andamento do Censo Agropecuário 2017 e, também, informaram sobre o planejamento de novas contratações para o Censo Demográfico 2020.

O órgão afirma que as vagas já estão sendo negociadas junto ao Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MPDG) e, caso aprovadas, deverão contemplar nada menos que 300 mil oportunidades. Para isto, devem ser investidos entre R$2,5 bilhões e R$3 bilhões, orçamento para o qual o MPDG garante já estar trabalhando.

O presidente do IBGE afirma que o objetivo para o Censo 2020 é coletar e divulgar as informações no mesmo ano. Para isso, os procedimentos já estão sendo discutidos para que, em 2019, todas as decisões referentes ao processo sejam concluídas. Dentre elas, a realização do concurso para as vagas temporárias.

Cargos

Como de praxe, os cargos contemplados pelos concursos para recenseamento do IBGE são os de agente (supervisor, administrativo, informática e municipal) e recenseador. Este, inclusive, é um cargo de destaque, recebendo 191.972 novos colaboradores no último concurso. A remuneração destes varia de acordo com o número de informações coletadas.

Vale destacar, aqui, a relevância do Censo Demográfico para o país a partir de suas últimas estatísticas. No último Censo, foi feito um levantamento minucioso em todas as residências, nos 5.565 municípios do Brasil, coletando informações econômicas e demográficas.

O último concurso para provimento de vagas para o Censo foi realizado em 2010, para o processo daquele ano. Na ocasião, foram abertas 200 mil oportunidades distribuídas entre as funções de agente (administrativo, regional, informática, municipal e supervisor) e recenseador.

O órgão selecionou os inscritos por meio de provas objetivas de múltipla escolha e, dependendo do cargo, treinamento. O processo teve a Fundação Cesgranrio e maiores informações sobre ele podem ser verificadas pelo edital, disponível pelo link: https://goo.gl/W3jYCN




Voltar ao topo

Deixe um comentário