scorecardresearch ghost pixel



CLDF discute projeto de lei referente à pausa no período de validade de concursos

Texto tramita desde outubro e prevê a suspensão do prazo de validade de certames que apresentarem restrição de nomeação.



Está em pauta, na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), o projeto de lei que discute pausar o período de validade de concursos que apresentarem restrições quanto à nomeação de aprovados. O texto tramita desde o dia 31 de outubro e teve findado, nesta terça-feira (21), o prazo para emendas, seguindo para a análise de um relator que tem mais dez dias úteis para a emissão de um parecer.

A proposta é de autoria do deputado distrital Raimundo Ribeiro (PPS) e prevê a suspensão da validade dos concursos em casos de impossibilidade de nomeações pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), estado de calamidade pública ou período eleitoral. O intuito, segundo o autor do texto, é zelar pelos direitos dos candidatos aprovados nestes concursos, garantindo sua posse prevista por determinação em lei.

Teoricamente, perde o direito à posse o candidato não nomeado dentro do prazo de validade do concurso, considerando o período de prorrogação. No entanto, há precedentes de suspensão de validades de certames, como aconteceu com o concurso do Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) 2016, em razão da LRF (quando o governo não pode efetuar mais contrações por ultrapassar o limite prudencial de gastos).

Também há restrições para nomeações em ano eleitoral. Segundo o art. 73 da Lei das Eleições (Lei 9.504/97), a contratação, nomeação ou admissão do servidor público é restrita dos três meses antes do pleito até a posse dos candidatos eleitos. Porém, caso o certame for homologado antes da validade deste prazo, será possível convocar os aprovados. É importante frisar que as limitações se restringem às esferas governamentais passíveis de eleição naquele ano.

O projeto tramita na Comissão de Assuntos Sociais e ainda precisa passar pela Comissão de Constituição e Justiça para seguir ao plenário. Mesmo que entre em discussão na última reunião do mês de dezembro (o que é provável que aconteça), o texto só deve receber parecer definitivo no ano que vem, em razão dos prazos previstos em cada comissão, além do período de recesso de final de ano.




Voltar ao topo

Deixe um comentário