scorecardresearch ghost pixel



Suspenso temporariamente Concurso Polícia Judiciária do MT

Certame realizado pelo Cebraspe para a carreira de delegado tem suspeita de fraudes, sendo alvo de investigação de dois inquéritos.



O certame para provimento de vagas na carreira de delegado da Polícia Judiciária Civil do Mato Grosso teve suspensão, por 60 dias, decretada pela corporação. Lançado pelo Cebraspe (banca investigada pela participação de funcionários na chamada Máfia dos Concursos) em março deste ano, o concurso é alvo de dois inquéritos por suspeita de ações fraudulentas.

O certame deverá manter-se suspenso até que sejam concluídos os dois inquéritos abertos, sendo eles o policial aberto pela Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO) e o civil promovido pelo Ministério Público Estadual (MPE). A suspeita é de que tenha havido violação nos lacres dos envelopes de provas.

O concurso registrou a participação de 13.290 candidatos que disputam as 250 oportunidades disponibilizadas para delegado, com direito à remuneração inicial de R$19.316,49. Para concorrer, os interessados devem comprovar a conclusão de bacharelado em Direito, além de idade entre 21 e 45 anos de idade.

Para efeitos de seleção, foram aplicadas provas objetivas e discursivas, cujos resultados finais das primeiras e preliminares da segunda tiveram divulgação no último dia 11. Em nota, o delegado-geral da corporação, Fernando Pigozzi, informou que o novo cronograma do certame será informado com a finalização do prazo da suspensão, bem como mediante as providências adotadas pela Comissão Especial de Concurso.

Vale lembrar que a corporação passa por preocupante déficit com relação ao quantitativo de delegados ativos. Das 141 cidades do estado, 50 não têm delegado, o que obriga o registro dos casos policiais por profissionais atuantes em municípios próximos. Ademais, o Sindicato dos Delegados de Polícia do MT (Sindepo) afirma o ideal de 400 delegados efetivos, enquanto o quadro aponta 234.




Voltar ao topo

Deixe um comentário