scorecardresearch ghost pixel



Mais de 6mil vagas em concursos previstas após aprovação do Orçamento 2018

Lei Orçamentária Anual foi aprovada pelo Congresso nessa quarta-feira, prevendo a criação de 6.564 vagas e o provimento de 4.404 postos.



Mais uma notícia que vem reforçar os bons ventos que sopram a favor dos concursos públicos para 2018! O Congresso Nacional aprovou, nesta quarta-feira (13), a Lei Orçamentária Anual de 2018 na qual são previstas novas vagas em concursos federais. No projeto encaminhado ao Congresso consta a criação de 6.564 vagas e 4.404 postos, oportunidades que podem ser providas pela nomeação de certames em andamento ou pelo lançamento de novos.

O Poder Executivo concentra uma boa parte das oportunidades, contando com 3.220 vagas. Destas, 1.533 seriam destinadas às Forças Armadas (abrangendo Exército, Marinha e Aeronáutica). O Fundo Constitucional do Distrito Federal receberia 1.367 postos enquanto 320 seriam encaminhadas para a substituição de terceirizados. Ao Poder Judiciário seriam destinadas, nada menos, que 6.033 novas vagas, sendo 976 para provimento.

Estas seriam distribuídas entre o Conselho Nacional de Justiça (oito), Supremo Tribunal Federal (53), Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (29), Superior Tribunal de Justiça (50), Justiça do Trabalho (480), Justiça Federal (316) e Justiça Militar da União (40). Já o Poder Legislativo receberia 169 oportunidades, todas destinadas à realização de novos concursos, contratação de comissionados ou nomeação de aprovados em certames vigentes.

As vagas do Legislativo seriam divididas entre o Senado (70), CLDF (89) e Tribunal de Contas da União (dez). Outros órgãos foram contemplados pelo Projeto, como o Ministério Público do DF e Territórios (seis), Ministério Público Federal (sete), Defensoria Pública da União (14) e Ministério Público do Trabalho (12). Porém, é importante frisar que órgãos podem receber autorização para certames mesmo sem previsão em LOA.

Neste caso, considerando as etapas desde a autorização até a convocação dos primeiros aprovados, as nomeações podem acontecer somente em 2019, mesmo com provas realizadas no ano anterior. Por isso, os concurseiros que sonham com uma vaga na carreira pública podem se preparar para excelentes oportunidades em 2018!




Voltar ao topo

Deixe um comentário