scorecardresearch ghost pixel



Segurança Pública-AM: concursos PM-AM e PC-AM são prioridade do governo

Certame para a Polícia Militar já foi confirmado, com oferta acima de 5 mil vagas, e são previstas mais de 2.300 para o efetivo da Polícia Civil do Estado.



Os concurseiros amazonenses interessados em adentrar em carreiras da Segurança Pública do Estado terão excelentes oportunidades em frente! O governo do Estado confirmou a realização do Concurso PM-AM e prevê o lançamento do edital do Concurso PC-AM ainda para este ano. Juntos, os dois certames deverão ofertar mais de 8 mil vagas.

O governador do Amazonas, Amazonino Mendes, afirmou que a realização de concursos será a marca de seu mandato e que já estão sendo feitos remanejamentos de verbas no orçamento para que os certames saiam do papel. Para a PM-AM, são previstas 5.865 vagas, enquanto a PC-AM deve receber reforço de 2.394 novos profissionais.

A PM-AM apresenta, atualmente, déficit aproximado a 6 mil efetivos, o que baseou a previsão de oferta de vagas no próximo certame. A boa notícia é que a Comissão de Finanças Públicas (CFP) aprovou, em novembro, o Projeto de Lei que aumenta o limite de idade para ingresso na corporação para o intervalo de 28 para 35 anos.

O último concurso realizado pela PM-AM data de 2011, quando foram ofertadas 2.463 vagas para oficiais e soldados. Sob a organização da Isae, os candidatos foram avaliados mediante a aplicação de provas objetivas, inspeção de saúde, teste de aptidão física (TAF), avaliação psicológica, além de investigação social, apresentação de documentos e curso de formação.

A PC-AM deverá ter as oportunidades distribuídas entre as carreiras de perito, auxiliar de perito, escrivão, agente, datiloscopista, investigador e delegado, suprindo a carência do quadro de efetivos que já está defasado. Os candidatos deverão ser avaliados por provas objetivas, discursivas, TAF, exames médicos, psicológicos, avaliação de títulos e prova prática.

O último concurso realizado pela PC-AM data de 2009 quando, sob a organização da COPEC, foram ofertadas 930 vagas nas carreiras de perito (criminal, odontolegista e legista), investigador, escrivão e delegado. Os concurso teve validade de dois anos após sua homologação, com prorrogação por igual período.




Voltar ao topo

Deixe um comentário