Como era de se esperar, o ano de 2018 entrou com boas oportunidades. Cinco estados brasileiros planejam, para este ano, concursos públicos para provimento de vagas em seus Tribunais Regionais do Trabalho (TRT’s). Bahia, Pernambuco, Goiás, Rio de Janeiro e São Paulo contam com processos adiantados, alguns, inclusive, com banca organizadora definida.
As oportunidades contemplam cargos de níveis médio e superior, tanto para contratação imediata quanto para formação de cadastro de reserva. As remunerações previstas variam de R$ 4 mil à R$ 14 mil, dependendo da carreira escolhida.
O Concurso TRT PE (TRT 6) já tem a Fundação Carlos Chagas (FCC) como banca organizadora, prevendo contratação imediata e cadastro de reserva nos cargos de técnico e analista. É exigida formação em níveis médio e superior, respectivamente. Ainda não foi definido o quantitativo de vagas, mas, atualmente, o órgão apresenta 11 postos vagos.
O Concurso TRT BA (TRT 5) tem comissão formada desde o ano passado, porém, acabou não acontecendo por decisão administrativa. A validade do certame realizado em 2013 foi prorrogada até fevereiro de 2019, portanto, a expectativa é de que um novo edital seja lançado até o final deste ano, contemplando vagas para cargos de níveis médio e superior.
O Concurso TRT GO (TRT 18) já definiu a Fundação Carlos Chagas como banca organizadora e a expectativa é de que o edital seja lançado em breve. Já está confirmada a oferta de vagas nos cargos de técnico (enfermagem e saúde bucal) e analista (administrativo, TI e estatística). Porém, novos cargos foram acrescentados e estes devem ser conhecidos em edital.
O estado de São Paulo aguarda o lançamento de dois editais. O Concurso TRT 2 foi autorizado em novembro e trabalha na escolha da banca organizadora. Por sua vez, o Concurso TRT 15 confirmou a FCC como banca. Ambos deverão ofertar vagas em cargos de níveis médio e superior.
Por fim, o Concurso TRT RJ (TRT 1) também definiu sua banca organizadora. O certame que deverá prover vagas em cargos de níveis médio e superior ficará a cargo do Instituto AOCP e deverá ter edital publicado em breve.