Um novo edital para a Polícia Militar do Mato Grosso (PM MT) deve ser lançado nos próximos três meses. A informação foi confirmada pelo secretário de segurança pública do estado, Gustavo Garcia.
O secretário afirmou que apesar de estar prevista para os próximos 90 dias, o governo pode antecipar a publicação do edital.
A expectativa é que o concurso público ofereça 1.200 oportunidades para formação de cadastro de reserva do cargo de Soldado, cujo nível de escolaridade exigido é superior, com formação em qualquer área de conhecimento.
A última seleção da PM MT aconteceu em 2013. Na época, foi realizado concurso público para provimento de 1.200 vagas, também para a carreira de Soldado. Neste edital, a remuneração inicial prevista foi de R$ 2,3 mil.
O concurso deve ser realizado ainda este ano. Entretanto, os aprovados no certame deverão começar a tomar posse dos cargos a partir de 2019, conforme as baixas do quadro em função de aposentadoria de servidores.
Ainda segundo informações do secretário, um levantamento foi feito para analisar qual a necessidade de novos servidores nas pastas estaduais. Conhecendo os déficits, novos concursos podem ser realizados para suprir a demanda.
De acordo com o governador do estado, Pedro Taques, a autorização de novo concurso é fruto de muito planejamento. Segundo Taques, esta ação faz parte da reestruturação da Segurança Pública do Mato Grosso. Além do concurso da PM MT, devem ser lançados editais também para Polícia Civil e Corpo de Bombeiros do estado.