scorecardresearch ghost pixel



Autorizado concurso para Agente Penitenciário Goiás

Autorização foi anunciada após visita da ministra Carmen Lúcia, prevendo a oferta de 1.000 vagas na carreira que exige formação de nível superior



Novo concurso para a área da Segurança Pública em Goiás. Foi autorizado o certame para provimento de vagas na carreira de agente penitenciário. A autorização foi concedida pelo governador, Marconi Perillo, após a visita da ministra Carmen Lúcia ao estado. Ao todo, deverão ser ofertadas 1.000 oportunidades.

O anúncio foi feito depois da visita de Carmen Lúcia para averiguar as providências tomadas por Goiás em relação à crise do sistema penitenciário. Marconi Perillo afirmou que já comunicou sobre a autorização ao diretor-geral do sistema prisional.

Ainda não foram divulgados detalhes relacionados à data de lançamento do edital. No entanto, devem ser informados, em breve, pela Secretaria de Gestão e Planejamento de Goiás (Segplan), que é a pasta responsável pela contratação de novos servidores no estado.

É o agente quem recebe e orienta os presidiários quanto às normas disciplinares, além de proceder com a revista de presos e instalações, dentre outras atividades. O cargo de agente penitenciário exige formação de nível superior em qualquer área.

O último concurso realizado para a carreira foi lançado em 2014, com provas realizadas no ano seguinte. Na ocasião, foram disponibilizadas 305 oportunidades, avaliando os candidatos por meio de provas objetivas, discursivas e de aptidão física, além de exames médicos e psicológicos.

As vagas eram destinadas para lotação nas cidades de Luziânia, Palmeiras, Formosa, Aparecida de Goiânia, Rio Verde, Itaberaí e Caldas Novas. Até o momento, segundo a Associação dos Agentes Prisionais, foram convocados 600 aprovados.

Vale lembrar que houve certame polêmica relacionada a este certame. O edital previa a remuneração inicial de R$ 2,8 mil. No entanto, após as primeiras nomeações, uma lei aprovada pela Assembleia Legislativa alterou o salário para R$ 1,5 mil.

Para efeitos de preparo, o edital do certame encontra-se disponível pelo link: goo.gl/M6yWLZ




Voltar ao topo

Deixe um comentário