scorecardresearch ghost pixel



Concurso ESA 2018 tem edital liberado com 1.100 vagas

Escola de Sargento de Armas abre vagas para estudantes que concluíram ensino médio permitindo inscrições a partir de amanhã (28)



Edital publicado no Exército Brasileiro! A Escola de Sargento de Armas (ESA) lançou, nesta terça-feira (27), edital de concurso com 1.100 vagas. As oportunidades são direcionadas à Admissão aos Cursos de Formação de Sargentos das Áreas Geral/Aviação, Música e Saúde. São aceitas inscrições de alunos com Ensino Médio completo a partir de amanhã (28).

O documento foi disponibilizado pelo Departamento de Ensino e Cultura do Exército (DECEx). O total de vagas foi distribuído em três editais com da seguinte maneira:

  • Área Geral/Aviação: 100 vagas para sexo feminino e 910 para sexo masculino
  • Área Música: 30 vagas
  • Área Saúde: 60 vagas

Além da escolaridade, outros requisitos são exigidos, tais como ter entre 17 e 24/26 anos, altura (entre 1,55m e 1,60m dependendo do sexo e carreira) e ser brasileiro nato ou naturalizado.

Comece a estudar: Apostila preparatória para Curso de Formação de Sargentos

Os candidatos serão selecionados em seis etapas:

1ª etapa: provas objetivas e discursivas. Previstas para 29 de julho, serão compostas por cinco partes: Matemática (12 ou oito questões), Português (12 ou oito questões), História e Geografia do Brasil (12 ou oito questões), Redação

2ª etapa: valoração de títulos (para os aprovados na etapa anterior)

3ª etapa: inspeção de saúde (IS)

4ª etapa: exame de aptidão física

5ª etapa: exame de habilitação musical (área Música)

6ª etapa: revisão médica e comprovação dos requisitos biográficos

Os exames serão aplicados em todo o Brasil, além da cidade de Porto Príncipe, no Haiti. Os aprovados serão encaminhados ao curso de formação. Estes será realizado em dois períodos, sendo Básico (34 semanas) e Qualificação (43 semanas).

O período básico será ministrado em uma das organizações abaixo:

Já o período de qualificação pode ser ministrado em um dos estabelecimentos de ensino abaixo:

Inscrições

As inscrições para o concurso de Admissão aos Cursos de Formação de Sargentos das Áreas Geral/Aviação, Música e Saúde começam amanhã (28) e se estendem até 20 de abril. Os interessados devem acessar a página da Escola de Sargentos de Armas (ESA), preencher as informações solicitadas e efetuar o pagamento de taxa no valor de R$ 95,00.




Voltar ao topo

Deixe um comentário