scorecardresearch ghost pixel



Concurso INSS 2018 tem movimentações no Planejamento

Após ofício encaminhado e anexado na última terça-feira (13), o certame passou para a Divisão de Concursos Públicos da Pasta



O novo concurso para provimento de vagas no Instituto Nacional do Seguro Social (Concurso INSS 2018) recebeu movimentações ao longo desta semana. Foi encaminhado, ao Ministério do Planejamento, ofício reforçando e alertando sobre a urgência na realização do próximo certame, além da chamada de excedentes aprovados no certame de 2015.

O documento foi enviado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário, pasta à qual o instituto é vinculado. O envio se deu na terça-feira (13), possibilitando que o ofício fosse anexado ao processo solicitando reposição do quadro de servidores.

A solicitação estava parada no Desenvolvimento Social desde o mês de fevereiro. Após o anexo, a mesma foi encaminhada à Divisão de Concursos do Planejamento.

Vale lembrar que o alerta promovido pelo INSS sobre a necessidade de pessoal não é inédito. No ano passado, o instituto enviou nota técnica com dados sobre o problema detectado no quadro de pessoal. O documento foi enviado ao Planejamento.

A contratação de pessoal  já foi reconhecida tanto pelo presidente do INSS, Francisco Lopes, quanto pelo ministro do Desenvolvimento Social, Osmar Terra. Um abaixo-assinado eletrônico, também, chegou a ser formulado pela própria população, cobrando mais servidores nos postos de atendimento.

Pedidos de vagas

O INSS enviou, ao Ministério do Planejamento, pedido para adicionar 16.548 vagas em seu quadro efetivo. O quantitativo  inclui excedentes de candidatos aprovados no concurso anterior e a realização de novo certame.

O objetivo é contemplar os cargos de analista do seguro social, técnico do seguro social e perito médico previdenciário. Do total de vagas, 7.580 seriam destinadas a um novo certame, sendo 2.146 para perito, 3.941 para técnico e 1493 para analista.

Quanto às vagas para excedentes, por carreira, seriam recebidos 530 novos analistas e 2.114 técnicos. As 6.324 vagas restantes poderiam ser completas tanto pelo concurso de 2016 quanto por um novo.




Voltar ao topo

Deixe um comentário