scorecardresearch ghost pixel



PM DF cobra língua inglesa em seu próximo concurso

Corporação explica que o objetivo é atender moradores e turistas estrangeiros da Capital Federal, cada vez mais comuns na cidade



Candidatos do último concurso para Oficial da Polícia Militar de Brasília (Concurso Oficial PM DF) tiveram inserido, em seu programa de provas, o conteúdo de Língua Inglesa. O mesmo será aplicado ao Concurso Soldado PM DF 2018, cujo período de inscrições encerra nos próximos dias.

O intuito da corporação é que seus servidores consigam atender aos turistas e moradores estrangeiros da Capital Federal. A tenente-coronel Sheyla Sampaio, sub-diretora da Diretoria de recrutamento e seleção da PM DF, afirma que a tendência de cobrança é cada vez maior nos concursos promovidos pela polícia.

Além dos dois últimos certames da corporação, as provas para o Corpo de Bombeiros, também, inclui o Inglês em seu conteúdo programático. Em declarações ao Correio Braziliense, a tenente-coronel explica que o conhecimento do idioma é muito útil aos policiais em seu cotidiano.

O número de estrangeiros na Capital cresceu desde os últimos eventos internacionais, como a Copa do Mundo e as Olimpíadas. Por isso, é fundamental que haja o atendimento adequado a essa demanda, incluindo informações básicas, como indicações de endereço ou outras informações úteis.

Conteúdo cobrado

A cobrança da Língua Inglesa no edital dos Bombeiros em 2016 gerou debates entre especialistas. Alguns afirmaram que a inclusão seria elitista frente ao acesso desigual ao idioma entre a maioria da população brasileira.

No entanto, Sheyla Sampaio afirma que este não é o caso do certame para a PM. Ela explica que o candidato não deverá provar fluência, mas, conhecimentos básicos adquiridos em um curso normal de ensino médio, a exemplo do que é inserido nas provas do Enem e PAS.

O conteúdo previsto em edital pede itens gramaticais para compreensão dos conteúdos semânticos e compreensão de textos. Porém, em entrevista ao Correio, o professor Alexandre Hartmann afirma que o candidato que não dominar itens como verbos, tempos verbais e pronomes não conseguirão ler e compreender o texto e suas respectivas questões.

Ele releva, entretanto, o nível fácil, normalmente, aplicado às provas do Iades. A exemplo das últimas provas, devem ser inseridos um texto curso e uma tirinha, com duas questões cada.

Como a impressão é de que a cobrança esteja presente em outras provas, o professor dá dicas básicas, como estudar gramática, resolver última provas elaboradas pelo Iades e, também, as listadas site da Escola de Especialistas da Aeronáutica.

Outros concursos

A inserção da Língua Inglesa nos concursos da PM DF não é única. O idioma foi incluído no conteúdo programático de outros certames. Confira a lista de provas que cobram o Inglês em seus progamas:

  • Banco do Brasil: desde 2015
  • ANS: desde 2013
  • BNDES: já cobrava e intensificou peso e número de questões




Voltar ao topo

Deixe um comentário