scorecardresearch ghost pixel



Concurso IBGE 2018: Previsto edital com 1.800 vagas

A necessidade do certame é gritante em virtude, inclusive, no alto número de aposentadorias previstas. O órgão registrou 86 aposentadorias, somente, no mês passado.



Candidatos seguem aguardando, ansiosamente, pelo novo edital do concurso para provimento de vagas no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (Concurso IBGE 2018). O órgão protocolou pedido com 1.800 vagas junto ao Ministério do Planejamento.

A necessidade do certame é gritante em virtude, inclusive, no alto número de aposentadorias previstas. O órgão registrou 86 aposentadorias, somente, no mês passado.

O maior número de saídas registradas foi na região Sudeste – 61, o que corresponde a 70,9% do quantitativo. O Rio de Janeiro foi o estado que mais apresentou saídas, com 43 servidores aposentados.

Reunião feita no final de março entre membros do Ministério do Planejamento, IBGE e Assibge (Associação e Sindicato Nacional dos Servidores do IBGE) discutiram sobre o futuro do órgão. O ideal seria uma autorização em abril para que os novos servidores comecem a ser empossados no início de 2019.

Porém, o secretário de Recursos Humanos do Planejamento, Augusto Akira Chiba, aponta que, para que a autorização saia, serão necessárias consultas que, ainda, não têm prazo certo para serem finalizadas.

Aposentadorias

Como já mencionado, a quantidade elevada de aposentadorias efetivadas e previstas preocupa os servidores do IBGE.

A maior baixa é apresentada no estado do Rio de Janeiro. No ano passado, 258 servidores pediram aposentadoria entre os 617 registrados em todo o Brasil.

Neste ano, o número já bate os 43 servidores fluminenses aposentados. A realidade não é muito diferente nas outras regiões. Confira os números atualizados para este ano:

  • São Paulo: 12
  • Minas Gerais: seis
  • Região Nordeste: 12
  • Região Centro-Oeste: sete
  • Região Sul: cinco
  • Região Norte: uma

O total de aposentados em 2018 já é de 86 servidores.

Riscos de precarização

Representantes da Assibge alertam quanto ao risco em não autorizar um novo certame. O diretor da Associação, Paulo Lindsay, comentou sobre o grande número de aposentadorias e a iminência na precarização do serviço público prestado.

Ele apontou as contratações de trabalhadores temporários, a terceirização e alocação indevida de estagiários.

Na reunião do dia 28 de março, foi levantada a possível unificação dos cargos. Também, foi discutida a substituição de vagas em cargos de nível médio por superior.

Até o momento, o governo sinaliza, de forma positiva, quanto à aprovação em consolidar três cargos – analista, pesquisador e técnico. No entanto, a sugestão é de que sejam criadas  três carreiras e três cargos para haver maior segurança sob o ponto de vista jurídico.

Outro ponto discutido foi quanto à mudanças de níveis de escolaridade. A proposta do IBGE seria de substituir 30% dos postos vagos em cargos de nível médio pelo equivalente em carreiras de nível superior.

Houve reação por parte do Sindicato quanto às medidas apresentadas. A Assibge afirma discordar do modelo que contrata, de forma massiva, trabalhadores temporários para substituir efetivos com ensino médio.

Uma proposta alternativa foi enviada pela Associação para o IBGE, mas, foi recusada. Isso porque, segundo o órgão, nova previsão orçamentária seria necessária para a criação de cargos e isto não está previsto pelo governo.

Pedido de novo certame

O IBGE tem pedido de 1.800 vagas analisado pelo Ministério do Planejamento. A solicitação foi protocolada em 15 de dezembro do ano passado.

Porém, a última movimentação foi feita no dia 18 do mesmo mês, quando o pedido foi recebido na Divisão de Concursos Públicos da Pasta.

Último concurso IBGE

O IBGE teve seu último concurso lançado em 2015 sob a organização da Fundação Getúlio Vargas (FGV). Na época, foram disponibilizadas 460 oportunidades na carreira de técnico em informações geográficas e estatísticas e 140 para carreiras de nível superior.

A avaliação e seleção dos candidatos deu-se por meio de provas objetivas aplicadas em 19 estados brasileiros. Os exames abordaram conteúdos de:

  • Matemática
  • Conhecimentos sobre o IBGE
  • Língua Portuguesa
  • Geografia

A validade do certame expira em 10 de maio deste ano. Até o momento, todos os candidatos previstos em edital foram convocados, além das 300 nomeações adicionais solicitadas pelo órgão.

Mais informações pelo edital, acessível pela página da banca organizadora.

Além do concurso, o órgão lançou processos seletivos para contratação temporária de pessoal para atuação no Censo Agropecuário 2017.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário