scorecardresearch ghost pixel



Concurso PC PR 2018 deve confirmar banca nos próximos dias

Certame deverá disponibilizar 100 vagas imediatas mais cadastro de reserva na carreira de escrivão com remuneração inicial de R$ 5,1 mil



O novo concurso para provimento de vagas na Polícia Civil do Paraná (Concurso PC PR 2018) deve ter banca organizadora conhecida em breve. O certame deverá ofertar 100 vagas imediatas mais cadastro de reserva na carreira de escrivão.

O Concurso PC PR 2018 foi autorizado em fevereiro deste ano pelo governador, Beto Richa. O comunicado foi feito através do Sindicato das Classes Policiais Civis do Estado do Paraná (Sinclapol).

A comissão interna, então, foi formada no mês seguinte, no intuito de promover a elaboração do edital e definir a banca organizadora. Finalizados estes trâmites, será possível estimar a data de publicação do edital e sequente abertura das inscrições.

O cargo de escrivão exige formação de nível superior em qualquer área, além de CNH na categoria “B” e idade mínima de 21 anos. A remuneração inicial prevista é de R$ 5.197,00.

A corporação apresenta considerável déficit no quadro funcional da carreira. De acordo com o Sinclapol, as últimas nomeações para escrivão deram-se em 2014. O resultado é que a carência no cargo é uma das mais graves da PC PR.

O último concurso realizado para a carreira data de 2009 tendo a Coordenadoria de Processos Seletivos da Universidade Estadual de Londrina como banca organizadora. Na ocasião, foram disponibilizadas 90 vagas.

Os candidatos foram avaliados em cinco etapas:

  • provas objetivas de conhecimentos gerais
  • prova de conhecimentos específicos
  • prova de higidez física
  • testes de aptidão física (TAF)
  • investigação de conduta

A primeira etapa foi composta por 25 questões de economia e demografia paranaense, língua portuguesa, raciocínio lógico e noções de informática.

Por sua vez, a segunda fase foi constituída por 25 questões de direito penal, administrativo, constitucional e processual penal, além de legislação específica e noções do estatuto da Polícia Civil.

O concurso Público teve validade de dois anos, contados a partir da homologação do resultado final, com possibilidade de ser prorrogado por igual período.

Mais informações pelo edital: EDITAL N° 001/2009 – PC PR




Voltar ao topo

Deixe um comentário