scorecardresearch ghost pixel



Ministério da Cultura vai realizar novo pedido ao Planejamento

O Ministério da Cultura deve enviar um novo pedido de concurso público para 2019. A solicitação será feita ao Planejamento até o dia 31 de maio.



Em 2018, o Ministério da Cultura (MinC) deve reiterar o pedido de concurso público realizado ao Ministério do Planejamento no ano passado. A solicitação para o concurso MinC 2019 deverá ser encaminhada até o dia 31 de maio.

As informações são da Folha Dirigida, que fez a apuração junto ao setor de Comunicação da pasta. Com a realização do novo pedido, crescem as expectativas de que finalmente o certame seja autorizado pelo governo.

“A pasta prepara pleito de vagas para 2019, a ser encaminhado ao Planejamento até 31 de maio deste ano”, foi a respostada dada pelo órgão á Folha Dirigida.

Porém, informações complementares ainda não foram divulgadas, como por exemplo se o quantitativo e os cargos do último pedido serão mantidos ou se haverá alterações significativas.

Sem novos concursos desde 2013, quando foram divulgadas 83 vagas, a necessidade de autorização do certame é tratada com urgência pelo MinC. Em 2018, depois de anos com restrições orçamentárias, aos poucos os concursos voltaram a acontecer no Brasil, o que gerou expectativas em relação aos pedidos feitos ao Planejamento.

Entretanto, como o contingenciamento de gastos ainda é uma realidade no governo brasileiro, a solicitação não teve a resposta esperada.

Recentemente, movimentações internas no Ministério despertaram atenção dos concurseiros que possuem intenção de pleitear vagas no órgão. No dia 20 de março foi divulgada abertura de seleção de remoção interna.

Geralmente este procedimento antecede a abertura de concursos públicos. Entretanto, de acordo com informações do MinC, o procedimento administrativo foi realizado com objetivo de movimentação de servidores efetivos entre os próprios órgãos que compõe o Ministério.

Caso os números do último pedido, realizado em 2017, sejam mantidos, entre cargos de nível médio e superior, a oferta do edital será de 229 vagas. Demais informações sobre as especificidades dos cargos não foram divulgadas.

Em 2014 um outro pedido foi negado pelo Planejamento, nele, foi solicitada a mesma quantidade de vagas.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário