scorecardresearch ghost pixel



PF apresenta proposta de nova carreira de nível médio

Projeto visa a contratação de criar carreira para policiais de nível médio que seria direcionada a funções de menor complexidade



Nova carreira de nível médio pode ser criada na Polícia Federal (PF). A corporação enviou proposta de instituir a carreira de policial de nível médio. Em caso de aprovação, o servidor será responsável por atividades de menor complexidade, como patrulhamento e segurança de patrimônio.

O projeto foi enviado no início de 2018 e objetiva a reestruturação do órgão. O texto já foi apresentado a sindicatos e associações de policiais federais.

Para que a carreira seja, efetivamente, criada, é necessária a aprovação do Ministério de Segurança Pública, além do Palácio do Planalto e Congresso. A boa notícia é que o presidente Michel Temer mostrou-se favorável à proposta.

O andamento do processo teve o aval em reunião realizada em janeiro deste ano, na presença do então presidente da PF.

Desafogamento

O déficit e sufocamento do quadro funcional da PF é de largo conhecimento. Por isso, a aprovação da carreira desafogaria os servidores de nível superior que, atualmente, executam as funções, acima, mencionadas.

Ademais, investigações de crimes federais seriam a prioridade dos policiais graduados. Outra vantagem seria a especialização do órgão. Isso porque poderiam ser lançados concursos específicos para determinadas áreas, como saúde e falsificação de medicamentos. Porém, o quantitativo de vagas a ser criado, ainda, não foi definido.

Coordenador de RH da entidade até 2015, o delegado Delano Cerqueira Bunn apresentou os detalhes da proposta às entidades de classe. Segundo ele, foram analisados quadros funcionais de Polícias Federais de 13 países, além de reuniões com técnicos do Planejamento e TCU.

Vale lembrar que a PF tem, em sua estrutura, a carreira de agente administrativo. O cargo exige formação de nível médio e dá remuneração inicial de R$ 4.270,77.




Voltar ao topo

Deixe um comentário