scorecardresearch ghost pixel



Sefaz SP aguarda autorização de concurso com 849 vagas

Se aprovado, certame ofertará vagas na carreira de técnico da fazenda estadual exigindo nível médio com remunerações de até R$ 2,9 mil



A Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz SP) aguarda autorização oficial para abrir seu próximo concurso público. Se aprovado, o certame deverá ofertar 849 vagas para técnico da fazenda estadual. O cargo exige nível médio de escolaridade e dá remunerações de até R$ 2,9 mil.

O concurso é aguardado desde o ano passado quando o pedido foi encaminhado para a Secretaria Estadual de Gestão Pública (SGP/SP). O presidente do Sindicato dos Técnicos da Fazenda do Estado de São Paulo (Sitesp), Joaquim Goma, afirma que o certame é uma reivindicação negociada, há um tempo, com o governo.

O sindicalista é esperançoso quanto à autorização para 2018 em razão das eleições. “Historicamente percebemos que o governo costuma liberar concursos importantes nesta época, como o de técnico da fazenda”, afirma.

A questão é que, mesmo se o quantitativo pedido for atendido em sua totalidade, ainda não suprirá o déficit apresentado pela Secretaria. Levantamento publicado em abril do ano passado aponta 966 postos abertos na carreira de técnico.

O órgão não pode repor pessoal desde maio de 2015 quando o último certame teve sua validade expirada. Um concurso para 2014 chegou a ser planejado, mas, não foi autorizado por contenção de gastos.

A carência de servidores reflete nos serviços prestados. Segundo Joaquim Goma, a Pasta tem permitido lotação de profissionais não qualificados e, algumas vezes, sem ingresso por meio de concurso público.

Consequentemente, não é levado em conta a questão do sigilo fiscal, prerrogativa de técnicos e agentes fiscais de renda. A vantagem do próximo certame é que as vagas devem ser distribuídas de forma regionalizada. Isso permite que os candidatos aprovados sejam lotados em áreas próximas de suas respectivas residências.

Último concurso

A Sefaz SP realizou seu último certame em 2010, sob a organização da Fundação Carlos Chagas (FCC), ofertando 550 vagas. Os 49.716 inscritos foram avaliados por meio de provas objetivas compostas por 80 questões de:

  • Conhecimentos Gerais: Língua Portuguesa, Noções de Informática, Matemática e Raciocínio Lógico, Atualidades
  • Conhecimentos Específicos: Noções de Direito – Constitucional, Penal, Administrativo, Civil e Tributário

A validade do concurso, como comentado na seção anterior, expirou em maio de 2015.

Mais informações pelo edital.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário