scorecardresearch ghost pixel



Concurso PC DF 2018: Avanços no pedido com 2.100 vagas!

O certame, se autorizado, distribuirá as oportunidades entre os cargos de escrivão e agente, com remuneração inicial de R$ 8,2 mil



Avança o pedido de novo concurso da Polícia Civil do Distrito Federal (Concurso PC DF 2018)! Na última sexta-feira (30), o pedido com 2.100 vagas para agente e escrivão teve movimentações na Casa Civil.

Com os avanços, o pedido saiu da Governança para o Gabinete da Secretaria de Planejamento (Segplag). Confira:

Porém, antes dos últimos registros, o pedido teve movimentações nos dias 24 e 25 do mesmo mês. Com isso, a expectativa é de que o certame seja autorizado, ainda, em 2018.

Cargos Concurso PC DF 2018

Ao ser autorizado, o Concurso PC DF 2018 ofertará 2.100 vagas nas carreiras de agente e escrivão, com 1.800 e 300 oportunidades, respectivamente.

A remuneração inicial dos dois cargos é de R$ 8.284,55. A exigência quanto à escolaridade é de ensino superior em qualquer área de conhecimento.

O alto quantitativo de vagas tem justificativa plausível. Conforme prescrito na Lei n. 12803/2013, o total de cargos na carreira de agente é de 5.649 e, para escrivão, 1.000. Atualmente, há vacância de 2.849 e 592 postos, respectivamente.

As últimas convocações do certame anterior foram realizadas no ano passado quando foram chamados 25 escrivães e 118 agentes. Entretanto, no dia 16 de abril, o Tribunal de Contas do Distrito Federal (TC DF) pediu a suspensão da validade do concurso realizado em 2013 para agente.

A decisão atende a pedido do Ministério Público do DF para avaliar impactos financeiro e orçamentário para a convocação de 217 remanescentes considerados aptos para a segunda fase do certame. Isso porque o cadastro de reserva não foi suficiente para o provimento de vagas existentes.

Trata-se de medida cautelar e, portanto, cabe recurso por parte da PC DF. Esta, por sua vez, prepara manifestação para ser encaminhada ao tribunal.

Concurso PC DF 2013

O certame lançado em 2013 pelo Cebraspe ofertou 300 vagas para agente e escrivão. Os candidatos passaram por sete etapas, sendo elas:

Nos exames, foram abordados os conteúdos de:

  • língua portuguesa
  • raciocínio lógico
  • noções de informática
  • atualidades
  • noções de direito constitucional, administrativo, penal, processual penal
  • legislação penal extravagante
  • legislação específica

Nas provas discursivas, os candidatos deveriam elaborar redação de texto dissertativo.

Mais informações pelo edital:

EDITAL Nº 1 – PCDF – AGENTE 

EDITAL Nº 1 – PCDF – ESCRIVÃO




Voltar ao topo

Deixe um comentário