scorecardresearch ghost pixel



Concurso PC DF 2018: Edital com 2.100 vagas a qualquer momento!

Pedido de vagas para escrivão e agente teve movimentações recentes na Secretaria de Planejamento, indicando possível publicação de edital para breve!



O novo concurso para a Polícia Civil do Distrito Federal (PC DF) deve ter edital publicado em breve! A solicitação com 2.100 vagas para agente e escrivão teve movimentações significativas na Secretaria de Planejamento indicando lançamento do certame a qualquer momento!

O certame foi anunciado em abril deste ano, desde quando passou a ser aguardado. O protocolo de solicitação, porém, data de 2016, como será visto na próxima seção.

Histórico

O protocolo de solicitação do Concurso PC DF data de setembro de 2016. A partir daí, começou a tramitar pelos departamentos da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag DF).

Nos últimos dois meses, os trâmites na Seplag relativos à autorização do certame foram intensos. Em abril, o processo passou pelo Protocolo e Assessoria Especial da Subchefia (ASSEP) da Casa Civil, além do Protocolo, Gabinete e Governança da Seplag.

Neste mês, o processo saiu da Governança, passando pela Subsecretaria de Gestão de Pessoas (SUGEP), Coordenação de Carreiras e Provimento (COCAP), também da Seplag, até chegar ao Protocolo da PC DF. Confira:

Mediante o status do pedido, percebe-se que a autorização do certame pode ser concedida a qualquer momento!

Cargos Concurso PC DF 2018

Como mencionado, o certame disponibilizado pela PC DF 2018 contemplará as carreiras de agente de polícia e escrivão, com 1.800 e 300 vagas, respectivamente.

As duas carreiras exigem formação de nível superior em qualquer área, além de outros requisitos, tais como idade mínima de 18 anos, quitação com as obrigações eleitorais e militares, CNH na categoria “B” e não possuir antecedentes criminais.

Ainda não há informações sobre oferta de vagas para delegado, papiloscopista e médico legista. Porém, certame contemplando tais carreiras é improvável, a partir do momento em que a validade do último certame foi prorrogada.

Os dois cargos – agente e escrivão – exigem formação de nível superior.  A remuneração inicial é de R$ 8.284,55 e, chegando ao topo de carreira, alcança os R$ 13.096,69 mais benefícios.

Vale lembrar que a PC DF luta pela equiparação de salários com a Polícia Federal (PC DF), mas, o Palácio do Buriti mostra-se resistente ao diálogo.

agente de polícia tem, entre suas atribuições, investigação de fatos que caracterizem infrações penais, executar intimações e notificações, coordenar operações e dirigir viaturas policiais.

Já o escrivão tem, entre suas funções, a de prestar serviços cartorários, elaboração de TCO’s e processos administrativos.

Defasagem

O número de vagas previsto no Concurso PC DF 2018 parece alto, porém, o déficit da corporação é, ainda, maior.

De acordo com a comunicação da Seplag DF, a carreira de agente tem, vagos, 2.849 postos do total de 5.649. Na carreira de escrivão, a vacância é de 592 dos 1.000 postos.

Sendo assim, é possível perceber que o quantitativo de oportunidades previsto é insuficiente para cobrir toda a defasagem de pessoal apresentada pela PC DF.

O Sindicato dos Policiais Civis (Sinpol) afirma que a corporação sofreu baixas em razão do alto índice de aposentadorias, além do que parte do efetivo encontra-se no sistema penitenciário.

Até 2020, mais mil policiais devem se aposentar, ou seja, mais vacâncias.

Concurso PC DF 2018

A oferta de vagas do Concurso PC DF 2018, assim como descrito na seção anterior, será de 300 para escrivão e 1.800 para agente. Para concorrer, o candidato deverá ter concluído o ensino superior, além de atender a outros requisitos mencionados anteriormente.

O edital atualizado, ainda, não foi divulgado, porém, a constituição do certame deverá seguir a mesma aplicada nos anteriores. Dessa forma, os participantes devem ser avaliados por meio de provas objetivas, teste de aptidão física, exame biométricos e avaliação médica, avaliação psicológica, investigação social e sindicância de vida pregressa, avaliação de títulos e, por fim, curso de formação.

Concurso PC DF 2013

As carreiras de escrivão e agente tiveram seu último certame lançado em 2013, pelo Cebraspe. Na ocasião, os candidatos foram avaliados nas seguintes etapas:

Etapas do concurso PC - DF

As provas objetivas abordaram conteúdos de:

  • Atualidades
  • Língua portuguesa
  • Noções de estatística (apenas para o cargo de escrivão)
  • Noções de informática
  • Raciocínio lógico
  • Legislação Específica
  • Legislação Penal Extravagante
  • Noções de Direito Administrativo
  • Noções de Direito Constitucional
  • Noções de Direito Penal
  • Noções de Direito Processual Penal

Mais detalhes pelos editais:

EDITAL Nº 1 – PCDF – AGENTE 

EDITAL Nº 1 – PCDF – ESCRIVÃO




Voltar ao topo

Deixe um comentário