scorecardresearch ghost pixel



Concursos São Paulo 2018: Mais de 307 mil vagas em aberto no estado!

Relatório apresentado na última semana apontam os postos vacantes no Executivo estadual, destacando a Educação como o setor com o maior déficit de pessoal.



Grande quantidade de postos em aberto no governo de São Paulo! Dados de relatório anual divulgado na última semana apontam, nada menos, que 307.674 vacâncias em cargos constituintes do poder Executivo estadual. A Educação desponta como o setor que mais sofre com déficit de pessoal.

O relatório foi apresentado no dia 28 de abril e leva em conta vagas abertas e preenchidas até o último dia do ano passado. Tais postos só podem ser providos por meio de concurso público e desconsidera aqueles que possam ter sido providos por certames lançados. Sendo assim, pode haver alterações nos dados levantados.

De qualquer forma, as três áreas que apresentaram maior necessidade de provimento foram a Educação, Saúde e Segurança Pública.

Rombo na Educação

Na primeira, a demanda é de 159.028 postos. Destes, 128.145 seriam destinados à Secretaria Estadual de Educação (SEE SP). A Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) fecharam 2017 com 16.015 e 2.823 vagas abertas, respectivamente.

O Centro  Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (Ceeteps) encerrou o ano com 11.753 postos vagos. Por fim, a Fundação para o Desenvolvimento da Educação apresentou déficit de 292 servidores.

Saúde na UTI

A Saúde tem um “rombo” de 68.418 vagas em seu quadro funcional. Mais uma vez, a pasta titular da área é a que mais tem necessidade de pessoal. A Secretaria Estadual de Saúde apresenta déficit de 57.550 servidores.

Os hospitais universitários não escapam da triste estatística. Os Hospitais das Clínicas de Ribeirão Preto, Botucatu e Marília fecharam o ano com vacância de 1.649, 594 e 3.703 postos, respectivamente. O HC São Paulo, por sua vez, tem carência de 2.116 servidores.

Destacam-se, também, o Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (Iamspe), a Superintendência de Controle de Endemias (Sucen) e a Fundação Pró-Sangue. Nestas entidades, o déficit chega a 1.368, 1.195 e 244 postos em aberto.

Vacâncias na Segurança Pública

A terceira área com maior problema no quadro funcional é a da Segurança Pública. A Secretaria de Segurança não foge à regra de Pastas com falta de servidores, tendo 13.672 postos abertos.

A defasagem na Secretaria Estadual de Administração Penitenciária (SAP SP) chega a 11.740 servidores, enquanto a Polícia Militar (PM SP) tem 9.150 profissionais a menos em seu quadro.

No Imesc, a situação é menos gritante – 24 postos em aberto, bem como a Caixa Beneficente da PM, com 34 vacâncias.

Concursos previstos

Felizmente, algumas das instituições apontadas têm concursos em andamento e previstos. A SEE SP tem concurso autorizado para agente escolar, contando com o provimento iminente de 1.495 vagas. Além disso, a Pasta recebeu autorização para 2.108 nomeações de remanescentes classificados no certame de 2014 para Professor da Educação Básica I.

O Iamspe, por sua vez, tem concurso aberto com 93 vagas para Técnico de Enfermagem. O Concurso Iamspe 2018 é organizado Instituto Nosso Rumo e tem provas previstas para 27 de maio.

A SAP SP, também, tem concurso em aberto, contando com 416 vagas em cargos de níveis médio e superior. Organizado pela MS Concursos, o Concurso SAP SP 2018 teve provas aplicadas em março.

Por fim, o Concurso PM SP 2018 encerrou, no dia 19, suas inscrições para as  2.700 vagas na carreira de Soldado. O certame tem a Fundação Vunesp como banca organizadora e terá provas aplicadas no dia 03 de junho de 2018.




Voltar ao topo

Deixe um comentário