Aberto prazo de inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2018). Os candidatos devem registrar sua participação até o dia 18 de maio, incluindo aqueles que conseguiram isenção de taxa. Provas marcadas para novembro deste ano.
A participação deve ser registrada pelo site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep). Para quem não solicitou isenção, a taxa para candidatura é de R$ 82,00 que deve ser paga até 25 de maio.
Os estudantes devem se atentar ao prazo de pagamento da taxa que, independente de feriados regionais, não será alterado. O Ministro da Educação, Rossieli Soares, estima que 7,5 milhões de participantes se inscrevam no Enem 2018.
As notas alcançadas no Exame são critério de acesso a instituições públicas de ensino superior pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), além do Programa Universidade para Todos (Prouni), cujo intuito é promover o fornecimento de bolsas parciais ou integrais em universidades privadas.
A prova, também, é requisito para o recebimento do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) ou ingresso em cursos técnicos ofertados pelo Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec).
Vale lembrar, ainda, que o Concurso Seplag MG utiliza o desempenho obtido no Enem 2018 como forma de avaliação de seus candidatos.
Passo a passo
Para registrar a participação no exame, o candidato deve acessar o site do Inep. Em seguida, deve preencher o espaço indicado com CPF para, depois, clicar na figura solicitada para verificação.
O próximo passo é digitar a data de nascimento no formato indicado. Veja:
Após o envio, o candidato deve preencher os campos indicados com suas informações pessoais, antes de seguir para a próxima tela. Nesta, deverá ser especificado o tipo de atendimento especial na hora da prova, se necessário. Isso inclui candidatos com deficiência, de baixa visão ou lactantes.
Na próxima tela, é solicitada a confirmação dos dados fornecidos, permitindo alterações necessárias. O passo seguinte é o da língua estrangeira aplicada na prova. O candidato deve optar entre Inglês e Espanhol. Na mesma tela, é pedida a cidade onde o participante realizará seu exame.
Confirmando as últimas informações inseridas, o candidato deve confirmar no campo indicado, passando para a próxima tela. Nela, ainda, deve informar se concluiu o ensino médio, além de ter participado do ENCEJA 2017, o tipo de escola, modalidade de ensino e ano de conclusão.
Após nova confirmação dos dados, o candidato deve, na próxima tela, registrar as condições familiares. Para finalizar, o participante preenche os campos indicados com dados pessoais, tomando o cuidado de inserir informações corretas de e-mail e celular. Esses são os canais utilizados pelo Inep para entrar em contato.
Por fim, o candidato deve inserir uma senha que será necessária para acessar o cartão de informação e resultados das provas. Portanto, é imprescindível não perdê-la!
Se o participante não foi contemplado com a isenção, será gerado o boleto que deverá ser quitado dentro do prazo indicado.
Provas Enem 2018
As provas do Enem 2018 serão aplicadas em dois domingos consecutivos, sendo eles 04 e 11 de novembro.
No primeiro, o candidato resolverá 45 questões de ciências humanas (História, Geografia, Sociologia e Filosofia), 45 de linguagens (Literatura, Línguas Portuguesa e Estrangeira, Educação Física, Artes, Tecnologias da Informação e Comunicação), além da redação com temas atuais. A duração da prova é de 5h.
No segundo, é a vez das 90 questões de matemática e ciências da natureza (Química, Física e Biologia), divididas em quantidade igual entre as duas. A duração do exame é a mesma.
Os portões serão abertos às 12h e fechados às 13h. As provas terão início às 13h30, finalizando às 19h no primeiro dia e 18h30 no segundo.
Os gabaritos devem ser publicados em até três dias úteis após a aplicação das provas. O acesso aos resultados individuais pode ser feito em data, posteriormente, informada, inserido CPF e senha nos campos indicados.
Os resultados serão publicados no site do Inep.
Dicas para o Enem
Com a abertura das inscrições, candidatos já começam a ficar ansiosos em adiantar os estudos para alcançar bons resultados.
Ao longo dos seis meses até a realização das provas, algumas dicas são válidas para quem participará do Enem 2018. Confira!
- Atentar-se às regras do exame
O candidato deve ler, com atenção, o edital do Enem para tomar conhecimento de todas as suas regras.
- Elabore materiais de apoio
Fichamentos, agenda de estudos, resolução de exercícios, resumos e mapas são excelentes ferramentas de preparo, principalmente, nas áreas em que houver mais dificuldade.
- Redações semanais
Boa nota na redação é um dos pontos de destaque no Enem. Por isso, a prática é fundamental. A dica é elaborar uma redação por semana, para aprimorar os pontos necessários e construir repertório.
- Ir além da sala de aula
O Enem não se limita a avaliar os conhecimentos adquiridos dentro da sala, mas, também, fora dela. Por isso, é importante complementar com notícias, sites e vídeos da internet para demonstrar leitura de mundo.
- Grupos em redes sociais
Ingressar em grupos formados no Facebook, por exemplo, pode estimular troca de ideias e informações.