O edital do concurso para a Escola Naval da Marinha (Concurso Marinha Escola Naval) sofreu nova retificação. Publicada ontem (16) no Diário Oficial da União, a alteração se refere à inclusão de reserva de vagas para candidatos negros. Com isso, as 31 oportunidades foram redistribuídas.
A partir de agora, os postos disponibilizados serão divididos da seguinte forma:
- Mulheres: 12
- Homens: 19
- Candidatos negros do sexo masculino: quatro
- Candidatas negras do sexo feminino: duas
O candidato que tiver se inscrito antes da alteração e, agora, queira participar como cotista, pode acessar o sistema de inscrição. Lá, deve alterar a autodeclaração de cor. As inscrições seguem abertas até 11 de junho e a mudança pode ser feita até lá.
Concurso Marinha
O Concurso Marinha Escola Naval oferta 31 vagas para candidatos dos sexos feminino e masculino destinadas ao ingresso nos cursos de graduação da CPAEN no Rio de Janeiro.
A exigência para participação é de conclusão de ensino médio, além de ter idade entre 18 e 22 anos.
Comece a estudar: Apostila preparatória para Oficial: Corpo da Armada (CA), Corpo de Fuzileiros Navais (CFN) e Corpo de Intendentes de marinha (CIM)
A avaliação e seleção dos candidatos será feita por provas objetivas, inspeção de saúde, teste de aptidão física, verificação de dados biográficos e de documentos, avaliação psicológica, além do período de adaptação.
Os exames objetivos constarão de questões sobre Física, Matemática, Inglês, Português e, também, redação. Datas divulgadas posteriormente e aplicação em 17 estados.
Inscrições podem ser feitas até às 23h59 do dia 11 de junho, através do site da Marinha. A taxa para participação cobrada é no valor de R$ 100,00.