Boa notícia para os aprovados no último concurso promovido pela Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (Concurso SME SP). O prefeito da capital paulista, Bruno Covas, autorizou nomeação de 2.428 profissionais. A publicação da portaria autorizativa foi feita na edição de sábado (05) do Diário Oficial.
As convocações devem ter início nos próximos dias e incluem 778 professores da educação infantil, além de 1.650 aprovados nas carreiras de professor de ensino fundamental II e médio.
O concursos em questão foram realizados em 2015 e 2016. No primeiro, foram disponibilizadas 600 vagas para professor da educação infantil. A lotação dos aprovados será nos centros de educação infantil com crianças de zero a três anos.
O certame foi organizado pela Fundação Vunesp e selecionou os inscritos por meio de prova objetiva compostas por 60 questões de Conhecimentos Básicos e Específicos, além de prova discursiva composta por três questões.
Já o concurso de 2016 teve a Fundação Getúlio Vargas (FGV) como banca organizadora. Nele, foram disponibilizadas 2.472 oportunidades para professor de ensino fundamental II e médio. Os participantes foram selecionados por meio de provas objetivas com 60 sobre Conhecimentos Pedagógicos e Específicos.
Concursos em São Paulo
Na área da Educação, o estado de São Paulo conta com dois certames autorizados. Um deles é o de agente escolar, contando com a oferta de 1.495 oportunidades. O cargo exige formação em nível médio, além de conhecimentos básicos e informática. A remuneração inicial prevista é de R$ 1.104,00, incluindo salário base acrescido do abono complementar.
O outro certame autorizado refere-se à oferta de 372 vagas na carreira de supervisor de ensino do magistério. A carreira exige Licenciatura em Pedagogia ou pós-graduação na área de Educação para aqueles com graduação em outra área.
Outra exigência é a experiência mínima de oito anos no magistério, três deles em cargos de gestão educacional. A remuneração inicial prevista é de R$ 4.237,08.