scorecardresearch ghost pixel



Exército publica edital com 28 vagas em diversas áreas (EsFCEx e EsSEx)

O certame oferta 28 oportunidades de nível superior para admissão no Curso de Formação de Oficiais do Quadro Complementar (CFO/QC).



Mais uma boa notícia para os concurseiros que desejam ingressar no Exército Brasileiro. Foi publicado no Diário Oficial da União de hoje (26), edital de concurso para admissão no Curso de Formação de Oficiais do Quadro Complementar (CFO/QC).

As oportunidades são destinadas para a Escola de Formação Complementar do Exército (EsFCEx), em Salvador – BA, e para a Escola de Saúde do Exército (EsSEx), situada no Rio de Janeiro 0 RJ, ambas para matrícula no ano de 2019.

Para a EsFCEx, a oferta é de 20 vagas, todas de nível superior, nas áreas de Direito, Administração, Magistério História, Magistério Alemão, Magistério Francês, Magistério Biologia, Informática e Estatística.

Já para a EsSEx são oferecidas 8 vagas, também de nível superior, cuja atuação e voltada às áreas de Medicina Veterinária e Enfermagem.

Para ambas, a remuneração inicial será de R$6.993,00, ao final dos respectivos períodos de formação, já no posto de Aspirante-a-Oficial.

O período de inscrições será compreendido entre os dias 27 de junho e 03 de agosto de 2018, pelo endereço eletrônico www.esfcex.eb.mil.br. O valor da taxa de inscrição foi fixado em R$ 120,00.

Requisitos concurso EsFCEx e EsSEx

Além dos requisitos relacionados à escolaridade na área de atuação, para concorrer às vagas é preciso ter altura mínima de 1,55m para mulheres e 1,60m, para homens, idade máxima de 36 anos até o dia 31 de dezembro do ano da matrícula. Também é necessário ser brasileiro nato.

Etapas concurso EsFCEx e EsSEx

Os candidatos inscritos serão avaliados mediante a realização de uma série de etapas.

  • Exame intelectual (EI)
  • Inspeção de saúde (IS)
  • Exame de aptidão física (EAF)
  • Verificação documental preliminar
  • Revisão médica e comprovação dos requisitos para a matrícula

Os candidatos aprovados e classificados em todas as etapas serão considerados aptos a se matricular no Curso de Formação. Este, terá duração aproximada de 37 semanas e abrange a Formação Comum, Formação Específica, além de Pós-graduação.

Conforme o cronograma, os exames teóricos serão realizados em 16 de setembro de 2018, em locais divulgados posteriormente.

Conteúdo programático concurso EsFCEx e EsSEx

A prova de caráter teórico (eliminatória e classificatória),  será composta por 70 questões, sendo 40 de conhecimentos específicos da área de atuação e 30 d conhecimentos gerais, a respeito das matérias abaixo.

  • Língua Portuguesa
  • História do Brasil
  • Geografia do Brasil
  • Língua estrangeira –Inglês ou Espanhol

Exame de Aptidão Física (EAF) concurso EsFCEx e EsSEx

Além das provas escritas, os concorrentes precisam estar preparados para as fases seguintes. Nesse sentido, é fundamental se preparar também para o Exame de Aptidão Física (EAF).

Ele compreende a terceira etapa do certame, e será aplicado em três dias para os candidatos aprovados e classificados nas fases anteriores. Confira quais exercícios serão cobrados.

Outras informações a respeito do certame, podem ser acessadas no edital do concurso EsFCEx e EsSEx, disponível no Diário Oficial da União de 26 de junho.




Voltar ao topo

Deixe um comentário